4 dicas para produzir o Plano Mestre de Produção (MPS) perfeito
industrial

4 dicas para produzir o Plano Mestre de Produção (MPS) perfeito

No mundo da manufatura, a administração da produção apresenta quatro etapas: roteamento, programação, despacho e acompanhamento. As duas primeiras dizem respeito ao planejamento da produção enquanto as duas últimas se relacionam com o controle.

O roteamento e a programação estão diretamente associados ao gerenciamento de tempo, capacidade da mão de obra e eficiência do maquinário, que são fatores fundamentais para os resultados comerciais.

Sabendo disso, vamos nos concentrar no estágio de programação, especificamente no método usado para abordá-lo: o Plano Mestre de Produção, ou MPS, do inglês Master Production Planning.

O que é o Plano Mestre de Produção?

O Plano Mestre de Produção é um método de planejamento elaborado para facilitar a produção de produtos, nele deve conter quando e quanto de cada item será produzido com base:

  • Na demanda prevista;
  • Na capacidade e o tempo de produção;
  • Nos fundos projetados para o projeto;
  • Os requisitos de mão de obra;
  • As necessidades do cliente;
  • A disponibilidade de estoque.

Com isso, ele gera um conjunto de dados de saída que auxiliam o gestor na tomada de decisões. Mas então, como produzir o Plano Mestre de Produção perfeito?

Como produzir o Plano Mestre de Produção?

O Plano Mestre de Produção faz o cálculo das necessidades de produtos acabados, leva em consideração o roteiro e a duração de cada operação de produção e informa a quantidade e os prazos em que tudo deverá estar pronto. Para produzir um e gerar benefícios a empresa, os seguintes passos devem ser seguidos:

1. Identifique os parâmetros básicos

A ideia do Plano Mestre de Produção é manter o estoque o mais baixo possível, para evitar que os ativos da empresa fiquem parados, mas ao mesmo tempo, garantir que os itens necessários para produção estejam disponíveis quando necessários.

Por isso, o primeiro passo é identificar os parâmetros básicos de suprimento para cada produto produzido. Isso significa entender tudo sobre a matéria-prima e os recursos que são fundamentais para a produção de cada elemento, incluindo identificar os estoques mínimos e máximos, de segurança e prazos de ressuprimento (intervalo de tempo entre o pedido de um artigo no fornecedor e a sua chegada).

4 dicas para produzir o Plano Mestre de Produção (MPS) perfeito

2. Faça o controle eficiente de estoque

É importante que você tenha confiança no saldo em estoque e faça o controle minucioso por meio de um software específico ou planilha. Você precisa saber quando um item chegou e quando o mesmo precisa ser solicitado junto ao fornecedor para que não haja gargalos na produção. Manter um controle eficiente é fundamental.

4 dicas para produzir o Plano Mestre de Produção (MPS) perfeito

3. Calcule a previsão de vendas

Calcule sua previsão de vendas para o tempo determinado e lembre-se de considerar os períodos de sazonalidade. Existem diversos métodos disponíveis e você pode utilizar aquele com o qual tiver mais familiarização.

O importante é ter uma projeção do seu número de vendas em cada mês. Com esse dado em mãos, você poderá fazer o planejamento do estoque e dos recursos necessários com maior precisão e definir se sua produção será concentrada toda no início do período ou distribuída ao longo dele.

4 dicas para produzir o Plano Mestre de Produção (MPS) perfeito

4. Planeje a disponibilidade dos recursos

Por último, é o momento de efetivamente fazer o planejamento da compra dos itens e da disponibilidade dos recursos humanos e de equipamentos necessários para a produção. Você já sabe quanto vai produzir e quando, e deve se lembrar de considerar os prazos de ressuprimento de cada item, para garantir que eles cheguem no momento exato da produção.

Produzir o Plano Mestre de Produção é um ingrediente essencial para o sucesso de uma unidade industrial. Os benefícios desse plano envolvem a melhor utilização da capacidade de produção e a otimização do nível de estoque a todo momento, reduzindo os custos gerais.

4 dicas para produzir o Plano Mestre de Produção (MPS) perfeito

E você, pronto para fazer o seu? Quer continuar aprendendo sobre como melhorar sua linha produtiva? Então continue nos acompanhando e não esqueça de preencher os campos abaixo para receber informações exclusivas em seu e-mail! 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *