5 dicas de liderança para uma equipe motivada
industrial

5 dicas de liderança para uma equipe motivada

Com o ambiente volátil da economia de hoje em dia, a empresa que não acompanhar o dinamismo do mundo moderno pode perder em âmbitos competitivos.

Ainda que recomendações gerais para os processos de trabalho possam variar com o tempo, um bom líder e uma equipe motivada são itens que nunca saem de moda, por assim dizer.

Todo trabalhador em posição de liderança e coordenação compreende isso intuitivamente. Sem uma equipe motivada, o trabalho não anda, por mais que seu processo operacional esteja bem desenhado.

A eficácia para o cumprimento de qualquer função em uma empresa depende, em essência, de uma equipe motivada, principalmente na elaboração e execução de tarefas enfadonhas, porém fundamentais.

Assim, fica clara a importância de se pensar em estratégias para manter a equipe motivada e garantir o sucesso de qualquer projeto. Para tanto, acompanhe a seguir algumas dicas preciosas de liderança:

1. O que é motivação?

O termo, que tem a mesma raiz de motor, significa “Ação ou resultado de motivar, de estimular, a si mesmo ou a outros”. Trata-se do primeiro passo no ato de mover-se em direção a um objetivo.

Nesse sentido, é uma capacidade individual e é a essência da liderança. Uma pessoa motivada é capaz de atingir objetivos desafiadores, superar seus limites e conquistar resultados excelentes.

2. Exerça a liderança

Quem já atuou no mercado de trabalho sabe a diferença que faz trabalhar com um chefe inspirador para uma equipe motivada. Por isso, é fundamental a figura do líder, seja na forma de coordenador, gerente, entre outros.

Cada caso é um caso; cada projeto é um projeto. Assim, para cada equipe, haverá um perfil de líder adequado para a posição. Para conhecer seu perfil ou de seus funcionários, é possível realizar testes de personalidade que propiciem insights a esse respeito.

Porém, há características em comum a todos os líderes eficientes, entre as quais podemos citar:

  • Capacidade de auto-motivação;
  • Visão ampla do processo;
  • Empatia e inteligência emocional;
  • Senso de responsabilidade.

Uma vez conhecido este perfil, é importante manter a si mesmo motivado. Grande parte da comunicação entre as pessoas não ocorre apenas por meio do que é expresso verbalmente, mas através de comportamentos, atitudes e linguagem corporal. Assim, para motivar, motive-se primeiro!

 

5 dicas de liderança para uma equipe motivada

3. Invista em inovação para uma equipe motivada

Liderança e motivação devem andar de mãos dadas para o garantir o sucesso de uma empresa. Porém, o ambiente de trabalho deve ser coerente com o discurso motivacional. Nada mais inspirador do que trabalhar em conjunto para o atingimento de uma meta de melhoria!

Para a mudança acontecer, devem ser implantados novos projetos que permitam a expressão pessoal do grupo envolvido, sempre validado pela figura do líder automotivado.

4. Crie um ambiente de trabalho motivacional

Um ambiente de trabalho motivacional é aquele em que as pessoas sentem vontade de trabalhar e atravessar os árduos desertos de tédio que podem envolver a execução dos processos da empresa.

Para isso ser uma realidade, é essencial o diálogo entre o líder e as pessoas ao seu redor, demonstrar interesse e saber como se posicionar. Evitar comentários destrutivos ou fofocas no ambiente de trabalho. A produtividade está muito associada à capacidade de priorização e foco do gerente e da harmonização desses objetivos junto à equipe que executará a atividade.

Tudo isso colabora para criar um ambiente confortável e construtivo. Muitas empresas ainda não absorveram a lição da psicologia a respeito do reforço positivo, optando muitas vezes por pressionar os funcionários ou constrangê-los com críticas destrutivas. Nada é mais contraproducente do que comentários negativos a respeito do trabalho de sua equipe. Seja acolhedor, porém firme.

5. Dê feedbacks constantemente e celebre

Para o bom andamento de qualquer trabalho ou projeto, é importante controlar os resultados em cada etapa, comparando aquilo que foi obtido com o que era esperado. Durante esse controle, é importante oferecer os feedbacks necessários a respeito do que está sendo analisado.

É importante manter o foco no momento do feedback, fazendo observações e sugestões de melhoria apenas nos pontos de interesse. Evite comentários e críticas pessoais nesse momento.

Se um trabalho não está saindo como o esperado, a responsabilidade é sempre do gestor. Cabe ao líder reconhecer as habilidades e interesses das pessoas da equipe e alocá-las corretamente. Se um funcionário desempenha mal uma tarefa na qual ele nunca foi bom, não é culpa dele, mas do gerente que o posicionou de forma incorreta no processo produtivo, e é tarefa do gestor realizar a realocação.

Em contrapartida, se um funcionário realizar um bom trabalho, não deve hesitar em congratulá-lo por isso. Ainda que não seja necessário “puxar o saco”, é importante reconhecer quando uma pessoa teve um desempenho excelente e parabenizá-la por isso.

Essa atitude simples é essencial na motivação de qualquer pessoa, especialmente no âmbito do trabalho.

Pronto para ser líder e ter uma equipe motivada? Não se esqueça de contar com produtos de qualidade para que todo o seu esforço e do seu time valham a pena!

1 thought on “5 dicas de liderança para uma equipe motivada”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *