5 pequenas coisas que mudarão a maneira como você enxerga o composto asfáltico
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5 pequenas coisas que mudarão a maneira como você enxerga o composto asfáltico

O composto asfáltico é um dos principais elementos presentes na construção e recuperação de vias urbanas. Para se ter uma ideia: de todas as estradas pavimentadas do país, mais de 90% delas são de revestimento asfáltico.

Esse composto asfáltico é produzido, em sua maioria, por quatro camadas: revestimento de base, base, sub-base e reforço do subleito. Só que isso não é tudo para garantir que o resultado final seja surpreendente e garanta estabilidade, segurança e durabilidade.

É por isso que, ao longo deste post, vamos explorar 5 pequenas coisas que mudarão a maneira como você enxerga o composto asfáltico. Acompanhe!

1. Os principais tipos de revestimentos para o composto asfáltico

Existem três tipos de revestimentos que estão presentes em boa parte das vias urbanas:

  • Concreto asfáltico de graduação densa: esse composto asfáltico nasce a partir de uma mistura cujo excesso pode gerar, com o tempo, deformações permanentes e perda de resistência;
  • Mistura de graduação aberta: composto asfáltico com agregados que abrem espaço para percentual grande de ar não preenchido em seu interior. Isso deixa-o com capacidade de drenagem e permite uma aderência maior do pneu com o pavimento em dias de chuva;
  • Mistura de graduação descontínua: material resistente à deformação permanente por conta do seu preenchimento por camadas.

5 pequenas coisas que mudarão a maneira como você enxerga o composto asfáltico

2. Avalie a temperatura e espessura ideais para o composto asfáltico

Ao aplicá-lo é fundamental analisar o tempo para compactação — cujo limite é de 10 minutos —, e o processo deve iniciar quando a mistura ainda possui fluidez para que as partículas se movimentem, removendo assim o excesso de ar na estrutura.

A espessura, por sua vez, é influenciada pelo uso e volume de tráfego sobre a via, com base em cálculos feitos pelo engenheiro. Isso, por sua vez, interfere diretamente no composto asfáltico ideal para que a via tenha a profundidade (ou espessura) necessária.

3. Verifique a configuração perfeita para o rolo compactador

Duas dicas elementares nesse sentido:

  • Mantenha uma rotina de inspeção e manutenção preventiva do rolo compactador e seus respectivos componentes;
  • Aplique um produto antiaderente para que o concreto não se fixe às partes metálicas do equipamento ou mesmo nos pneus dos rolos.

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4. Estabeleça uma padronização no rolamento ao pavimentar

Esta é menos uma dica sobre o composto asfáltico em si, mas sobre sua aplicação. Este ponto deve ser avaliado com cautela para a execução de um serviço de qualidade.

Para isso, é importante padronizar os processos de pavimentação para que seja potencializada a eficiência do trabalho e, ainda, que dê estabilidade a ele. Sem falar, é claro, em garantir boa performance do equipamento e mais durabilidade às peças, bem como o prolongamento da vida útil delas.

Só que, diretamente, o composto asfáltico também influencia essa etapa porque a conclusão do trabalho deve ser realizada antes que a temperatura da mistura fique abaixo do ideal para manter a densidade necessária.

5. Opte pela utilização de produtos de alta qualidade

Tomando como base o produto antiaderente que mencionamos na terceira dica, ao pensar no composto asfáltico e na execução do serviço de pavimentação, é fundamental trabalhar com os melhores produtos do mercado.

E é impossível mencionar qualidade, padrão e tradição sem destacar o quanto a Homy Química possui significativa atuação nesse sentido, com quase 40 anos de experiência no ramo.

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