6 dicas para evitar a aderência de cimento e concreto em seus equipamentos
industrial

6 dicas para evitar a aderência de cimento e concreto em seus equipamentos

A aderência de cimento e concreto nos equipamentos é um reflexo imediato da negligência da conservação dos mesmos. Como consequência, esse problema — quando recorrente — dificulta a limpeza do maquinário, reduz a sua produtividade e também contribui significativamente para a redução de sua vida útil.

Por isso, contar com uma rotina muito bem planejada de limpeza e manutenção preventiva de todas as máquinas é fundamental para mantê-las funcionais por mais tempo. E, para ajudar a agregar mais qualidade ao seu canteiro de obras, nós preparamos este post.

Acompanhe-nos nesta breve leitura e confira as 6 dicas que reunimos para evitar a aderência de cimento e concreto em seus equipamentos!

1. Realize a higienização adequada das paredes e pás dos equipamentos

Essa vale bastante para a betoneira, um dos equipamentos mais populares para a realização de misturas de concreto, cimento e argamassa. Independentemente de ser um produto movido a gasolina ou ligado à rede elétrica, a higienização do equipamento é essencial.

Isso porque, com a aderência de cimento e concreto nas paredes e pás do maquinário, o produto perde boa parte de sua eficiência e produtividade. Dessa maneira, a limpeza interna deve ser realizada após o uso do equipamento.

Para tanto, oriente a sua equipe para certificar-se que a máquina está desligada ou desconectada da tomada (caso seja um equipamento elétrico). Em seguida, com o auxílio de uma mangueira e água limpe todo o interior do maquinário e vire-a, posteriormente, para que toda a água escorra.

Dica: caso o material já tenha começado a criar aderência nas paredes e pás do equipamento, uma mangueira de alta pressão é recomendada para a realização do serviço.

6 dicas para evitar a aderência de cimento e concreto em seus equipamentos

2. Não deixe criar a aderência de cimento e concreto

Outra boa dica nesse sentido é com a conscientização de que o cimento não pode secar, pois isso torna qualquer trabalho muito mais desafiador.

Assim, após finalizada a sessão de trabalho é recomendado que os resíduos iniciais sejam removidos com o auxílio de uma pá ou mesmo de outras ferramentas manuais — podemos citar a espátula ou mesmo a colher de pedreiro, que ajuda muito nesse sentido.

6 dicas para evitar a aderência de cimento e concreto em seus equipamentos

3. Estenda o cuidado para a limpeza do motor dos equipamentos

É bom atentar-se também para a aderência de cimento e concreto em outras partes elementares do maquinário, como é o caso do motor.

A higienização dele e de outras partes mais sensíveis de suas máquinas deve ser feita com um soprador ou mesmo um compressor de ar. Com o auxílio deles, o pó acumulado e toda sujeira ainda não solidificada são removidos com facilidade e sem o risco de danificar outros componentes do equipamento.

6 dicas para evitar a aderência de cimento e concreto em seus equipamentos

4. Lubrifique periodicamente as peças do maquinário

Essa dica é de grande valia não apenas para evitar a aderência de cimento e concreto, mas para prolongar a vida útil das máquinas utilizadas, otimizando os recursos da obra.

Vale adiantar que essa rotina bem implementada é fundamental para manter a boa performance do maquinário e a alta produtividade de sua equipe. E é inegável que uma boa liderança nesse sentido consegue motivar a sua equipe a ser mais produtiva e perceber o retorno dessa cultura organizacional de preservação dos equipamentos utilizados.

6 dicas para evitar a aderência de cimento e concreto em seus equipamentos

5. Misture brita limpa com água no equipamento

Uma ótima dica para evitar a aderência de cimento e concreto é por meio do uso de um balde ou lata com brita limpa, misturada com um pouco de água. Ao fazer isso e religar o equipamento — pensando aqui, mais uma vez, na betoneira —, as pedras agem como elementos abrasivos e removem qualquer resíduo que já tenha se prendido ao maquinário.

6 dicas para evitar a aderência de cimento e concreto em seus equipamentos

6. Invista em produtos diferenciados

Mesmo que você se certifique de seguir todos os passos anteriores, se não investir em produtos diferenciados e com qualidade, muito provavelmente seu esforço será em vão. Então evite gargalos operacionais e aumento de retrabalho.

Utilize nossa linha de Desmoldantes e Antiaderentes Vegetais, desenvolvida para proteger equipamentos como: betoneiras, caçambas e formas da aderência do cimento e concreto, conheça também nossa linha de Detergentes, excelentes para remoção de cimento e concreto incrustados nos equipamento

E você, tem outra dica para evitar a aderência de cimento e concreto nos equipamentos? Compartilhe-as conosco, no campo de comentários, e vamos ampliar ainda mais esta discussão!

Não se esqueça de incluir seu e-mail no formulário abaixo para receber os conteúdos exclusivos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *