industrial

Calendário da obra: como alinhar qualidade ao cumprimento dos prazos

Mesmo com um bom planejamento de um projeto, em uma obra estamos sujeitos a diversas variáveis que podem causar atrasos, comprometer a entrega ou, pior, a qualidade da construção.

Não importa o quão bom sua mão de obra seja, problemas com fornecedores, chuvas inesperadas, matéria-prima com defeito ou outros podem acontecer em qualquer projeto. É por isso que é tão importante se dedicar a montar — e acompanhar — o calendário da obra.

Mas como um calendário de obra ajuda a manter um projeto dentro dos prazos de entrega, sem que ele perca em qualidade? É sobre isso que falaremos abaixo. Acompanhe conosco e descubra:

Entendo a viabilidade com o calendário da obra

Não é incomum encontrar gestores de obra que se comprometem com um prazo somente para não perder o cliente. Afinal, bem sabemos que se depender de quem contrata um projeto, ele deverá ser entregue “para ontem”.

Contudo, de nada adianta se comprometer com um prazo irreal. Fazendo isso, as chances de que algum aspecto da construção acabe comprometido são grandes.

O calendário da obra auxilia gestores, ou mesmo vendedores da área comercial de uma construtora, a entender se os prazos exigidos para determinado projeto são viáveis ou não.

Calendário da obra: como alinhar qualidade ao cumprimento dos prazos

Considerando os prazos para cada etapa da obra

O calendário da obra é um documento que constará todas as atividades de cada etapa da construção, seus prazos e responsáveis, além do prazo final de entrega do projeto.

Isso significa que, à medida que a obra for evoluindo e que possíveis imprevistos forem identificados, você poderá reajustar as atividades, reduzindo ou prolongando seus prazos.

Por quê fazer isso? Porque assim você poderá controlar a duração total do projeto para que o prazo final ainda seja respeitado.

Otimizando o uso dos recursos na obra

Você já ouviu falar do Plano Mestre de Produção? Se não, tudo bem. Este é um conceito industrial que auxilia compradores desse mercado a comprar matéria-prima de forma otimizada, para que nunca falte itens na produção ou gere estoque parado.

Isso é feito por meio do cálculo de previsão de vendas, de forma que os compradores conseguem identificar o que e quando a produção vai precisar para fazer os pedidos.

Um calendário da obra segue o mesmo princípio. É como realizar uma previsão de vendas, em que você enxergará tudo que será preciso para a conclusão do projeto e quando. Dessa forma, você poderá otimizar a compra de materiais ou agendamento de mão de obra, para que você tenha trabalhadores no momento certo com os materiais certos disponíveis.

Calendário da obra: como alinhar qualidade ao cumprimento dos prazos

Ficando dentro do orçamento

Quem acha que o calendário da obra ajuda somente a manter os prazos sob controle está enganado. Outra importante função dessa ferramenta é garantir que o orçamento não seja estourado.

Ao saber quando comprar materiais, alugar equipamentos ou contratar mão de obra, você poderá fazer isso com antecedência e conseguir os melhores preços. Além do mais, isso evita que itens fiquem parados no canteiro, podendo perder a qualidade de uso ou simplesmente significar dinheiro parado.

Passando credibilidade ao cliente

Alguns gestores acham que o calendário da obra é uma perda de tempo e só serve como um documento para o cliente usar contra eles quando alguma atividade ficar fora do planejado. Contudo, o que acontece é justamente o contrário.

Ao apresentar ao dono do projeto o calendário com todas as tarefas detalhadas e seus prazos, você passará confiança e credibilidade ao cliente. E bem sabemos que esses são dois pontos fundamentais para garantir a satisfação deles e, com isso, recomendações para a empresa.

Calendário da obra: como alinhar qualidade ao cumprimento dos prazos

Garantindo a qualidade do produto final

Todos estamos sujeitos a problemas de qualidade. Seja um lote de argamassa estabilizada que saiu dos padrões desejados ou vergalhões que foram cortados e dobrados fora das especificações.

Ao construir um calendário da obra e ter com isso o poder de reorganizar as atividades de forma a não perder o prazo final, você terá mais tempo para assegurar a qualidade dos produtos e serviços no canteiro e, consequentemente, a qualidade da construção.

Gostou do nosso artigo? Quer continuar aprendendo a melhorar a gestão da suas obras? Assine nossa newsletter e receba todas as nossas dicas gratuitamente no seu e-mail!

Um comentário em “Calendário da obra: como alinhar qualidade ao cumprimento dos prazos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *