Como aumentar a vida útil do maquinário industrial
industrial

Como aumentar a vida útil do maquinário industrial

Todo equipamento é um investimento da empresa e, como tal, você vai querer tirar o melhor retorno dele. Para isso, um dos principais pontos é mantê-los de forma a garantir a máxima vida útil.

A vida útil é como a idade do maquinário, é o tempo que ele funciona em boas condições. Mas para assegurar que seus ativos tenham uma vida longeva, é preciso tomar certos cuidados.

Aqui estão algumas dicas de como aumentar a vida útil do maquinário industrial e garantir uma boa conservação!

Treine os operadores

Muitos tipos de máquinas possuem múltiplos operadores. Um dos pontos principais de qualquer lista de verificação deve ser a supervisão da operação correta do equipamento.

Máquinas grandes devem ser inspecionadas assim que forem compradas. O treinamento do operador geralmente é feito nesse ponto, mas é importante que seja sempre mantido. Os funcionários vêm e vão, as habilidades ficam enferrujadas e a má operação leva a falhas.

Os manuais de operação podem ser revisados ​​para a situação de trabalho específica e podem ser reescritos em linguagem mais simples. Um manual curto pode ser fornecido a cada operador para fácil referência.

Como aumentar a vida útil do maquinário industrial

Use lubrificantes e analise os óleos

Os lubrificantes reduzem o atrito em torno de qualquer parte móvel. Uma boa lubrificação aumenta a vida útil de equipamentos e peças de máquinas de grande porte.

A lubrificação é uma das primeiras e mais importantes verificações de manutenção. Procure por sinais de excesso de óleo ou graxa acumulada nos pistões. Verifique se há vazamentos em torno de vedações de óleo. Certifique-se de usar o lubrificante certo. Lembre-se que existem tipos específicos de óleo e graxa para cada componente e é importante verificar as recomendações do fabricante.

Usar um desengraxante vegetal também é muito útil, ele ajuda a evitar as quebras causadas por contaminação ou falhas ocultas, e a minimizar a possibilidade de substituições dispendiosas e reparos de ativos.

Como aumentar a vida útil do maquinário industrial

Acompanhe os sinais de desgaste

Vibração, choque, altas temperaturas, fricção e idade contribuem para a quebra de peças no maquinário industrial. A vibração pode vir de engrenagens e correias que estão desalinhadas; choque pode vir de acidentes e de má operação; altas temperaturas podem vir de uso prolongado, fricção, lubrificação deficiente e peças desgastadas, entre outras razões.

A idade também afeta muitos componentes principais. Com o tempo, as correias ficam deformadas e os parafusos afrouxam e se esticam. Se você descobrir qualquer sinal de desgaste no seu equipamento pesado, certifique-se de executar rapidamente a substituição necessária de quaisquer peças.

Como aumentar a vida útil do maquinário industrial

Limpe com frequência os equipamentos

Há muitos selos e filtros instalados no maquinário industrial para manter as peças em funcionamento limpas e livres de contaminação. As vedações devem ser inspecionadas regularmente para garantir que estejam em boas condições.

Os filtros devem ser inspecionados e trocados com frequência. Os componentes eletrônicos são suscetíveis à quebra se contaminados, por isso o cuidado com a limpeza é fundamental.

Máquinas que trabalham no campo devem ser armazenadas em um galpão ou outro prédio, se possível. A exposição ao vento e ao clima pode levar à ferrugem e podridão. Também, é importante que a máquina seja ligada periodicamente se não estiver em uso.

Como aumentar a vida útil do maquinário industrial

Siga um cronograma de manutenção e reparo

Fluidos, pneus, trilhas e sistemas elétricos estão entre os componentes que devem ser verificados regularmente para manutenção preventiva. Saiba o que precisa ser inspecionado e quando. Aqui estão alguns exemplo:

  • As transmissões de potência têm muitas partes móveis que precisam ser mantidas nas melhores condições. As caixas de engrenagem precisam ser verificadas quanto a lubrificação, vibração e danos às peças.
  • Materiais de fricção, selos e rolamentos precisam ser inspecionados quanto ao desgaste e substituídos. Engrenagens e eixos geralmente duram muito tempo e não precisam ser substituídos com frequência.
  • Os componentes do trem de força precisam de monitoramento constante. Verifique as polias e as correias nas transmissões para alinhamento e desgaste.
  • Teste o óleo para diagnosticar problemas. Altere os filtros com frequência.
  • Os rolamentos e engrenagens mantêm grandes quantidades de força funcionando sem problemas e são vitais para o desempenho de máquinas de grande porte. Verifique a lubrificação deles com frequência. A manutenção de rolamentos aumenta sua vida útil.
  • Faça uma verificação da vedação para evitar a contaminação do rolamento.
  • Execute verificações de torque nos parafusos. Os parafusos podem se alongar e deslizar com o tempo.

Invista em produtos que aumentem a vida útil do maquinário industrial

Nesse sentido, a Homy conta uma linha completa de produtos industriais ideais para manutenção e preservação dos equipamentos! Para concluir, seguir essas dicas prolongam significativamente a vida útil do maquinário industrial, melhorando o retorno sobre o investimento dessas compras importantes.

Gostou do nosso post? Preencha os campos abaixo e receba todas as nossas dicas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *