Como o retrabalho pode ferir a cadeia de produção na indústria
Sem categoria

Como o retrabalho pode ferir a cadeia de produção na indústria

Independentemente do setor de atuação ou o porte de sua empresa, o retrabalho interfere diretamente na cadeia de produção. Consequentemente, aumentam-se os gastos, a produtividade é reduzida e, igualmente, os lucros de sua indústria.

E é por isso que esse tipo de situação deve ser evitada a todo custo na produção industrial. Para que você possa dimensionar o quanto isso interfere nos resultados de sua empresa, bolamos este post. Confira, e acompanhe conosco como o retrabalho pode ferir a cadeia de produção na indústria!

O que é o retrabalho?

Breve explicação: trata-se da repetição desnecessária de alguma atividade. Ou seja: um trabalho que leva o dobro do tempo e de produtividade. E isso pode acontecer por diversos motivos, como:

  • Falhas na concepção do projeto;
  • Erros no planejamento;
  • Falha humana ou do equipamento na execução da atividade.

Entre outros motivos, que você pode identificar em sua indústria, que sejam responsáveis por esse gargalo na cadeia de produção do seu negócio. Agora, a pergunta: você sabe o quanto o retrabalho prejudica a sua empresa?

Como o retrabalho pode ferir a cadeia de produção na indústria

Por quais motivos evitar o retrabalho na cadeia de produção?

Caso você ainda não tenha percebido os prejuízos múltiplos que o retrabalho pode trazer à sua empresa, reunimos os principais logo abaixo:

Desperdício de tempo

Já mencionamos isso, mas vale o reforço: o retrabalho consome o dobro de tempo — ou mais, dependendo do motivo que levou a isso — necessário para a realização da tarefa. E isso prejudica diretamente no cronograma da empresa que, em vez de produzir algo novo, ainda fica refazendo algo.

Cadeia de produção prejudicada

Menos tempo para produzir novas soluções se traduz em menos produções. Simples assim. Por isso o retrabalho acaba com a produtividade do seu negócio. Afinal de contas, a produtividade em baixa significa menos produtos no mercado e, consequentemente, menos faturamento ao longo de cada mês.

Perda de clientes

Quando o retrabalho se torna uma constante, a qualidade decai junto com a produtividade. E, na indústria, existe pouca margem para erros, pois o dinamismo do segmento exige assertividade ao máximo.

Quando o retrabalho interfere em sua cadeia de produção, o consumidor também é afetado. E, assim, é possível que eles busquem pelas mesmas soluções, mas diretamente com a concorrência.

Ou seja: trata-se de um processo que deve ser, ao menos, minimizado em sua indústria, visando a completa erradicação do retrabalho.

Como o retrabalho pode ferir a cadeia de produção na indústria

Como acabar com o retrabalho na cadeia de produção?

A seguir, separamos algumas dicas simples e rápidas que podem ser implementadas no seu cotidiano e extinguir de vez o retrabalho. São elas:

  • Mapeie a cadeia de produção, integre os setores e torne a comunicação entre eles mais transparente, clara e objetiva;
  • Treine e capacite constantemente a sua equipe para que o processo de produção seja cada vez mais aperfeiçoado;
  • Crie um programa de manutenção preventiva dos equipamentos, evitando que a qualidade de produção decaia, estimulando assim o retrabalho;
  • Invista em tecnologias que possam tornar a produção mais ágil, dinâmica e eficaz. Assim, por mais que aconteça um ou outro retrabalho, essa agilidade permite um ajuste rápido e eficiente.

E você, tem alguma outra dica que não mencionamos aqui e que contribuiu para a acabar de vez com o retrabalho na cadeia de produção da sua indústria? Compartilhe-as conosco, no campo de comentários deste post!

Como o retrabalho pode ferir a cadeia de produção na indústria


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *