industrial

Como os processos podem garantir a qualidade na construção civil?

De acordo com uma pesquisa do Instituto Norte-americano de Construção Civil, o retrabalho nessa indústria representa entre 2% a 20% do custo médio de um projeto.

Claro que nós sempre esperamos que nossas obras — qualquer que você esteja trabalhando — terminem o mais próximo possível dos 2%. No entanto, em muitos casos, apesar de nossas melhores intenções, acabamos com os 20% de custos, simplesmente porque o retrabalho é difícil de prever e gerenciar.

A chave para contornar esse cenário e manter seu projeto dentro da linha sem contar somente com a sorte é gerenciar a qualidade no setor de maneira proativa.

Pensando nisso, separamos abaixo a importância de pensar na qualidade na construção civil e construir um plano para reduzir o retrabalho e, com isso, os custos. Acompanhe:

Os benefícios de um plano de qualidade na Construção Civil

Uma das principais causas de retrabalho excessivo em um projeto é a falta de proatividade no controle de qualidade. Para entender melhor, considere as duas sequências de eventos abaixo:

  • 1. Trabalho na obra > 2. inspeção > 3. reparo;
  • 1. Trabalho na obra > 2. mais trabalho concluído > 3. defeito identificado > 4. desfaz trabalho > 5. reparo > 6. retrabalho.

Quando o controle de qualidade é reativo, defeitos são identificados e endereçados depois que a próxima etapa do projeto foi concluída, aumentando exponencialmente a quantidade de retrabalho e os custos necessários.

O gerenciamento proativo da qualidade refere-se a um sistema formal projetado para identificar a não-conformidade e os defeitos no início do projeto, enquanto eles ainda podem ser facilmente abordados. Esse sistema atinge dois objetivos principais:

  • Ele identifica potenciais pontos problemáticos antes do tempo;
  • Coloca os processos em ordem para verificar esses pontos antes de passar para a próxima etapa.

Como é feito um controle de qualidade proativo

Um plano de controle de qualidade proativo bem-sucedido envolve um cronograma estruturado de inspeções que garantem que cada dependência seja verificada pela qualidade antes que a próxima etapa do projeto inicie. Esse plano possui duas ferramentas chave, que são:

Formulários de inspeção

Os formulários de inspeção servem para ajudar a delegar responsabilidades entre aqueles que estão efetivamente vivendo a obra de dentro do canteiro. Também funcionam como um guia útil para que todos saibam seu papel e conquistem padrões de qualidade consistentes.

Além disso, ele ajuda a conduzir a conformidade em todos os projetos, independentemente de quem realiza a inspeção, ao mesmo tempo em que cria a oportunidade para identificar padrões e oportunidades de melhoria.

Contudo, as listas de verificação apresentam alguns desafios. Por exemplo, um sistema de lista de verificação de papel, pode ser complicado de transportar, e ainda ser mais uma dor de cabeça na hora de registrar e procurar. Também pode ser vulnerável à perda e ao roubo.

As listas de verificação digitais podem ser uma alternativa melhor ao papel porque podem ser pesquisáveis por qualquer pessoa, em qualquer lugar e permitem uma melhor colaboração entre todos no local de trabalho.

Inspeções e planos de teste

Um plano proativo de gerenciamento de qualidade inclui um cronograma de inspeções. Esse cronograma deve ser documentado e disponibilizado para toda a equipe do projeto e garante:

  • Que todos saibam quais inspeções precisam acontecer, quando e qual trabalho foi concluído;
  • Que a equipe se apresente para o trabalho somente quando os materiais e o cronograma estiverem prontos;
  • Que todo mundo possa ver imediatamente quando o projeto se atrasa, o porquê e o que pode ser feito para colocá-lo de volta ao cronograma.

Não é a toa que dizem que a prevenção é o melhor remédio. Identificar problemas de qualidade na construção civil antes de iniciar o trabalho ou passar para a próxima fase pode reduzir significativamente a quantidade de retrabalho necessário mais tarde.

Isso possui um impacto importante nos custos gerais do projeto, e ajuda a agilizar a obra e aumentar sua lucratividade.

Gostou do nosso post? Quer aprender mais sobre como aumentar a qualidade na construção civil? Assine nossa newsletter e receba todas as nossas dicas gratuitamente em seu e-mail!

Um comentário em “Como os processos podem garantir a qualidade na construção civil?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *