industrial

Como remover sujidades nos equipamentos da construção civil

Remover sujidades nos equipamentos da construção civil é uma tarefa que podemos associar aos ossos do ofício: é algo trabalhoso e aparentemente parece pouco agregar à produtividade em um canteiro de obras, mas é um exercício de grande relevância.

Afinal de contas, proporciona o equipamento bem conservado e em alta performance de produtividade por mais tempo. Sem falar que, ao remover sujidades, você também aumenta a vida útil dos componentes e até mesmo do maquinário como um todo.

Por isso, neste post nós reunimos 4 dicas sobre como remover sujidades nos equipamentos da construção civil. Assim, você qualifica os colaboradores com as melhores alternativas para a sua realidade cotidiana. Confira!

1. Fique atento aos equipamentos elétricos

Quando o pano não é o suficiente — ou não pode ser aplicado, com risco de danificar algum componente elétrico — um pincel macio para a aplicação de um solvente dielétrico pode ser a solução. Ele pode demandar mais trabalho, mas é uma opção atraente para retirar qualquer resíduo sobre a superfície do maquinário — como as entradas e saídas de ar.

Como remover sujidades nos equipamentos da construção civil

2. Aprenda a conservar as betoneiras por mais tempo

As betoneiras precisam ser lavadas constantemente, já que são alvos fáceis para a aderência de concreto em seu interior e também nas camadas externas do equipamento. Limpá-las, portanto, é uma tarefa de grande importância para aumentar sua vida útil e garantir boa performance do maquinário nas utilizações seguintes.

Dica para limpar a betoneira: após a utilização, no fim do dia, acrescente — em proporções iguais — uma lata de brita não utilizada, água e um produto desenvolvido especialmente para limpar esse tipo de maquinário, depois é só religar o equipamento por 3 minutos. Com isso, os resíduos fixados na betoneira são removidos com mais facilidade.

Como remover sujidades nos equipamentos da construção civil

3. Cuide das ferramentas metálicas

A atenção para remover sujidades também deve se estender aos equipamentos da construção civil de pequeno porte. São as ferramentas metálicas que podem oxidar, quando mal conservadas, e perderem boa parte de sua eficácia.

A lista de produtos comerciais para limpá-las é extensa, no mercado existem diversos tipos de removedores químicos e diluentes.

Vale destacar, ainda, que ao aplicar um pouco de óleo nas peças ajuda a conservá-las por mais tempo. Agora, caso alguma peça já tenha apresentado sinais de oxidação, uma boa alternativa para remover as sujidades são as ferramentas abrasivas — chaves de fenda e lixa fina, entre outras — para ajudar a raspar a ferrugem.

Como remover sujidades nos equipamentos da construção civil

4. Considere o uso de lavadoras de alta pressão

Por fim, considere as lavadoras de alta pressão para as limpezas mais pesadas. Elas ajudam na remoção de resíduos de todo tipo e porte, além de ajudar na limpeza de maquinários, fachadas e pisos, entre outros.

Pode ser uma boa oportunidade, também, pensar na proteção dos seus colaboradores nesse processo. Isso consiste no uso de EPI (equipamentos de proteção individual) que promovam mais segurança e conforto para que eles realizem essas atividades.

Sem falar no auxílio que muitos produtos específicos para esse tipo de atividade pode fazer pela sua empresa. Bom exemplo disso é o detergente desengraxante alcalino biodegradável. Trata-se de um poderoso agente utilizado na limpeza das formas e paredes que estejam impregnadas com residuais de desmoldante. Isso ajuda a remover sujidades nos equipamentos sem grande resistência.

Como remover sujidades nos equipamentos da construção civil

E em sua empresa, vocês lidam com alguma outra solução para remover sujidades nos equipamentos da construção civil? Compartilhe-as conosco, no campo de comentários, e vamos ampliar esta discussão!

Aproveite e preencha o formulário abaixo para receber nossos conteúdos exclusivos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *