Dicas de melhoria para a gestão da cadeia de suprimentos
industrial

Dicas de melhoria para a gestão da cadeia de suprimentos

O objetivo de todo gestor é gerenciar e executar sua obra com excelência e garantir a qualidade do serviço. Para que isso aconteça, é preciso estar atento a diversos detalhes, especialmente na gestão da cadeia de suprimentos.

Sem os suprimentos, a construção civil simplesmente não acontece e é a logística que tem o papel de gerenciar todas as tarefas referentes à gestão da cadeia de suprimentos de um projeto, garantindo o controle e cooperação entre todos os seus integrantes.

Mas como melhorar a logística e a gestão da cadeia de suprimentos? É sobre isso que falaremos hoje. Continue lendo e aprenda conosco!

Dicas de melhoria para a gestão da cadeia de suprimentos

Acompanhe e gerencie o inventário em tempo real

A computação em nuvem transformou significativamente a gestão da cadeia de suprimentos fornecendo acesso em tempo real a dados de qualquer local. Uma solução em nuvem, como um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), permitirá que você acompanhe as mudanças de inventário e demanda em tempo real, te ajudando a equilibrar seus níveis de estoque e atender às demandas.

Além disso, você pode solicitar automaticamente equipamentos e materiais necessários para concluir um projeto, o que reduziria o desperdício e minimizaria os erros, mantendo você dentro do orçamento inicial e no cronograma.

Obtenha informações sobre os dados

Com informações geralmente viajando entre áreas diferentes, as empresas enfrentam um desafio de manter uma colaboração efetiva entre os elementos da cadeia de suprimentos. Um software de gestão da cadeia de suprimentos inteligente pode resolver isso, facilitando a previsão e o planejamento.

Ao usar dados históricos, você pode fazer projeções precisas e explicar as flutuações dos recursos e a escassez de mão de obra. Consequentemente, com um inventário preciso, planejamento de compras e produção, você pode evitar atrasos e desperdícios, resultando no aumento daquilo que mais interessa em qualquer negócio: sua receita.

Automatize os processos

Os sistemas inteligentes estão gradualmente infiltrando a cadeia de suprimentos e realizando tarefas anteriormente realizadas por seres humanos e aumentando a produtividade. Por exemplo, um sistema ERP pode remover a necessidade de tarefas de administração laboriosas, agilizando processos de pedidos e automatizando suas compras.

Por meio da automação da cadeia de suprimentos, você pode liberar tempo para se concentrar nas principais atividades de gestão do projeto, resultando em maiores lucros e eficiência, ao mesmo tempo em que reduz os custos e o desperdício.

Melhore o fluxo de caixa

Os pagamentos atrasados ​​e a falta geral de capital circulante sempre foram um problema na indústria da construção e pavimentação, impactando diretamente na capacidade de entregar. A falta de um bom controle de fluxo de caixa compromete o desempenho ao longo do tempo.

Ao fazer a gestão precisa dos custos, você pode monitorar e comparar com precisão os custos comprometidos, acumulados e reais com os orçamentos para identificar possíveis desvios e, finalmente, melhorar o fluxo de caixa.

Estabeleça relacionamentos de longo prazo

Estabelecer relacionamentos de longo prazo com todos os membros da sua cadeia de suprimentos é essencial. Os bons relacionamentos com fornecedores, contratados e subcontratados são fundamentais para o sucesso do projeto e para a satisfação do cliente.

A falta de confiança mútua e a subsequente falta de compartilhamento de informações podem comprometer um projeto e, em última análise, afetar a receita e o crescimento. Consequentemente, é importante identificar os riscos potenciais envolvidos nas atividades da cadeia de suprimentos. Isso permitirá que você se prepare para diferentes cenários, minimizando o impacto para os clientes.

O gerenciamento efetivo da cadeia de suprimentos ajuda a garantir contratos existentes e futuros, reduzir os riscos comerciais e cortar custos desnecessários. Para conseguir isso, é essencial melhorar a utilização de pessoas, ativos e materiais, resultando em melhorias na lucratividade e eficiência da empresa.

Dicas de melhoria para a gestão da cadeia de suprimentos

Gostou do nosso post? Tem algum comentário? Compartilhe abaixo conosco e com nossos demais leitores!

E não deixe de incluir seu e-mail no formulário abaixo para receber mais materiais da Homy Química.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *