Em breve! Tudo que você precisa saber sobre materiais e revestimentos asfálticos
industrial

Em breve! Tudo o que você precisa saber sobre materiais e revestimentos asfálticos

O asfalto se tornou parte fundamental de nossas rotinas. Ele é o material de pavimento mais versátil disponível, podendo ser aplicado para muitas capacidades e circunstâncias diferentes. Há um grande número de soluções de pavimentação disponíveis nos dias de hoje. Contudo, a pavimentação asfáltica continua a ser uma das mais utilizadas.

Como bem sabemos, cada trabalho de pavimentação pode exigir um tipo específico de mistura de asfalto. O material pode ser misturado para acomodar cargas de tamanhos diferentes, para absorver melhor o ruído do impacto sobre ele ou até mesmo para tratar melhor o escoamento de água.

Mas como saber qual a melhor mistura, revestimento e material a ser utilizado para cada projeto? Foi pensando em te ajudar com essa tarefa que criamos o material “Pavimentação asfáltica: tudo que você precisa saber”!

Abaixo, te damos um pouco do gostinho do que você encontrará no nosso e-book, para que saiba como ele poderá ajudá-lo nos seus futuros projetos.

Conceitos fundamentais da pavimentação asfáltica

Logo no começo, você aprenderá sobre os conceitos básicos da pavimentação asfáltica e sobre os aspectos da construção do asfalto que impactam na qualidade da superfície pavimentada. Responderemos às seguintes perguntas:

  • Como o asfalto de hoje é processado e como ele pode ser modificado para que se obtenha a consistência correta?
  • Como ocorre o processo de mistura de agregados no asfalto? Qual a porcentagem correta para cada mistura?
  • Qual o papel do betume na criação de espaços pavimentados?
  • Quais as camadas que envolvem a criação do pavimento e por que o revestimento asfáltico é a camada que merece maior atenção?
  • Como cuidar do revestimento para que ele suporte o clima e as grandes cargas do tráfego sobre o pavimento?

Tipos de revestimentos asfálticos

Além dos conceitos básicos, falaremos sobre os tipos de revestimentos asfálticos e como eles podem ser fabricados. Adicionalmente, abordaremos a classificação do revestimento a partir do tipo de ligante utilizado, especialmente:

  • a quente com o uso de concreto asfáltico, também denominada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ)l;
  • e a frio com o uso de emulsão asfáltica.

Qual é mais utilizada no Brasil? Como a mistura  quente com o uso de concreto asfáltico é criada? As misturas asfálticas a quente podem ser subdivididas pela graduação dos agregados e pelo material de enchimento (filer). Em qual tipo de pavimento cada uma pode ser aplicada?  As misturas asfálticas usinadas a frio são mais econômicas, mas em quais usos elas são indicadas? Tudo isso você encontrará no nosso material!

Em breve! Tudo que você precisa saber sobre materiais e revestimentos asfálticos

Como são feitos os projetos de pavimentação

Falaremos sobre cada uma das etapas de um projeto de pavimentação e o que deve ser observado em cada umas delas, sendo:

  1. Demolição e remoção: o primeiro passo no processo de instalação de asfalto é a remoção da superfície existente;
  2. Drenagem da água: Com a superfície limpa, esta deve ser preparada para a drenagem apropriada da água;
  3. Preparo da sub-base: cama que fornece uma superfície estável para suportar o pavimento novo;
  4. Adição da mistura asfáltica: uma vez que as estruturas de suporte de uma nova superfície de asfalto são instaladas, a camada superior de asfalto fresco é adicionada para fornecer um passeio limpo e suave;
  5. Compactação: processo pelo qual o volume de ar na mistura asfáltica é reduzido usando forças externas para reorientar as partículas de agregado constituintes em um arranjo mais distanciado;
  6. Adequação das transições de asfalto: suavização da transição da superfície antiga de asfalto para a nova.

Restauração e cuidados com o asfalto

Tomar medidas preventivas para manter a pavimentação asfáltica inteira e aumentar sua vida útil, como a utilização de seladores, pode gerar muita economia lá na frente. É por isso que, por último, abordamos os cuidados com o pavimento asfáltico depois de criado para aumentar sua vida útil e conservar a qualidade do tráfego.

Lembre-se: uma superfície de asfalto devidamente mantida e selada tem uma vida útil prolongada e reduz os custos de reparo no longo prazo.

As superfícies rodoviárias de asfalto oferecem muitos benefícios, incluindo eficiência de custos, redução de poluição sonora e conforto. O uso de materiais de asfalto na construção e manutenção de estradas pode melhorar os benefícios para todos os usuários e para o meio ambiente.

Enquanto você aguarda nosso material completo e gratuito sobre otimização dos projetos de pavimentação, aproveite para conferir nossos outros artigos sobre o tema e nossos produtos referentes a este segmento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *