A importância da manutenção das máquinas na entressafra
industrial

A importância da manutenção das máquinas na entressafra

Fim do período produtivo, hora de descansar, certo? Errado! A entressafra é o momento certo para realizar a manutenção das máquinas e garantir que na próxima temporada elas estejam prontas para o trabalho! Mas o que deve ser feito e quais as melhores práticas para armazenar o equipamento e assegurar seu bom funcionamento?

É sobre isso que falaremos no post de hoje. Continue lendo e descubra a importância da manutenção das máquinas na entressafra!

Invista na manutenção preventiva

O termo “manutenção preventiva”, refere-se à prática de manutenção regular de equipamentos em um cronograma predeterminado, para que eles não desenvolvam falhas catastróficas e apresentem um desempenho melhor ao longo do seu ciclo de vida útil.

A segurança é o maior benefício da manutenção das máquinas. Uma peça de equipamento mal mantida pode resultar em um ambiente de trabalho inseguro e aumento do risco de ferimentos ou perda de vida.

Um programa de manutenção corretamente implementado garante maior segurança, maior eficiência da máquina, diminuição do tempo de inatividade inesperado e aumento do valor do equipamento caso você queira revendê-lo mais tarde.

Sendo assim, a manutenção preventiva é um dos principais aspectos a se considerar na hora de possuir o ferramental e ela deve ser realizada sazonalmente.

A importância da manutenção das máquinas na entressafra

Como armazenar os equipamentos na entressafra

Outro aspecto importante da manutenção das máquinas é o armazenamento apropriado dos equipamentos durante o período da entressafra. A exposição a elementos meteorológicos pode levar a uma falha prematura do seu equipamento, tais como pneus, vedações, mangueiras e aparência exterior.

Sempre que você estiver armazenando equipamentos por um longo período de tempo, mesmo alguns meses, é inteligente tirar um tempo para garantir que eles sejam limpos, mantidos e protegidos de forma adequada. Um pequeno esforço aqui facilitará o arranque na volta do período produtivo e ajudará a aumentar a vida útil das suas máquinas.

Os procedimentos de armazenamento para cada equipamento serão um pouco diferentes, mas de maneira geral, aqui estão algumas dicas importante para este período:

  • Limpe-o com uma lavadora de alta pressão, certificando-se de checar todos os cantos onde a sujeira e o lixo podem se esconder;
  • Verifique se há peças desgastadas, incluindo correias e mangueiras, parafusos soltos, vazamentos, conexões elétricas, hidráulica etc. Agora é a hora de reparar e substituir, em vez de esperar o momento de ligar as máquinas novamente e se deparar com um problema;
  • Proteja todas as áreas arranhadas em plataformas metálicas e caixas para evitar ferrugem. Refazer a pintura pode ser uma boa ideia, e o uso de cera também é uma ótima opção em certas áreas;
  • Verifique todos os níveis de fluidos e filtros e siga as instruções do manual do fabricante para armazenar e manter;
  • Agora é um ótimo momento para remover e afiar ou substituir as lâminas do equipamento de corte. Alguns requerem habilidades ou equipamentos específicos, por isso também é importante consultar o manual do usuário ou contar com ajuda especializada;
  • Verifique os pneus quanto aos desgastes e danos. Certifique-se de que estão inflados para as especificações de armazenamento;
  • Para implementos como lâminas, arados, empuxos, ferramentas de lavoura etc., todos os componentes de trabalho no solo devem ser cuidadosamente limpos e revestidos com um lubrificante ou outro revestimento protetor para evitar ferrugem;
  • Lubrifique todas as peças móveis e verifique todos os pontos de graxa;
  • Armazenar equipamentos em um galpão e sob uma lona para protegê-lo dos elementos da atmosfera também é uma boa ideia.

A importância da manutenção das máquinas na entressafra

Por fim, sempre verifique o manual do operador para obter instruções especiais sobre o armazenamento prolongado antes de guardar seus equipamentos. Leia-o antes de operar qualquer máquina e siga todas as instruções de operação e segurança.

Gostou das nossas dicas? Entendeu a importância da manutenção das máquinas na entressafra? Aproveite e assine nossa newsletter para receber todas as nossas novidades diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *