Livre-se das Incrustações Inorgânicas e Evite Prejuízos
industrial

Livre-se das Incrustações Inorgânicas e Evite Prejuízos

Uma incrustação é aquela substância fortemente fixada em algo, criando uma verdadeira crosta em sua superfície. É muito comum, em ambientes industriais, indo desde as cozinhas aos parques de produção e em tubulações e canos em geral.

A isso chamamos de incrustações inorgânicas, que são os acúmulos difíceis de remover uma vez que ficam solidificados no local. Em uma tubulação, por exemplo, pode causar uma série de problemas e prejuízos.

Por isso, neste post vamos entender o que são as incrustações inorgânicas e como livrar-se delas para evitar prejuízos para o seu negócio!

O que são as incrustações inorgânicas?

Em resumo, trata-se de toda mistura de substâncias — sejam elas orgânicas ou inorgânicas — e que se solidificam por conta da presença de elementos nessa matéria — os sais de cálcio e de magnésio. Isso endurece o líquido por onde a mistura é despejada, criando verdadeiras barreiras nesses locais por onde elas passam.

O mais comum é observar as incrustações inorgânicas presentes em tubulações, podendo afetar, por exemplo, o sistema de abastecimento de água em uma região ou mesmo o seu sistema de irrigação.

Trata-se de uma vilã oportunista, que age silenciosamente e causa problemas diversos aos empreendedores e até mesmo para o consumidor final em algumas situações.

Incrustações-Inorgânicas-e-Evite-Prejuízos

O que pode acelerar a presença de incrustações inorgânicas?

Para evitá-las é importante, em primeiro lugar, entender a origem das incrustações inorgânicas.  Costumeiramente, elas aparecem onde ocorre muita mudança de pressão. É o caso, por exemplo, de conexões cujo fluxo contém, pelo caminho, válvulas e outros obstáculos.

Além disso, quando existe uma queda de pressão, a formação de cristais de cálcio é favorecida. Como resultado, o processo é acelerado e muitas vezes sequer nos damos conta desse crescimento silencioso que acontece no interior de tubulações.

Incrustações-Inorgânicas-e-Evite-Prejuízos

Quais são os principais problemas causados pelas incrustações?

Podemos destacar uma série de problemas que, direta ou indiretamente, pode causar para a sua empresa, gerando prejuízos ou perda de produtividade — ou ambos. São eles:

  •         obstruções nas tubulações da sua empresa;
  •         perda de pressão no fluxo que percorre as tubulações e encanamentos;
  •         acúmulo de ferrugem nos tubos;
  •         bactérias que se desenvolvem no interior;
  •         prejuízos constantes com a manutenção corretiva desse tipo de problema;
  •         queda na produtividade da empresa.

Nesse cenário, é importante contar com produtos altamente personalizados para a dissolução das incrustações inorgânicas. Aqui, na Homy Química, você encontra diversos produtos versáteis, e que podem facilitar a resolução desse problema na sua empresa.

Além disso, uma alternativa eficaz é o monitoramento periódico das áreas e regiões onde ocorre o acúmulo de substâncias que, com o tempo, evoluem para o estado sólido de incrustação. Assim, você gasta menos ainda com a manutenção corretiva, antecipando-se aos problemas.

E então, deu para entender agora o que são as incrustações inorgânicas, como evitá-las e quais são os principais métodos para resolvê-las de uma vez por todas?

Caso tenhamos deixado de lado algum assunto relacionado à realidade do seu empreendimento, compartilhe conosco no campo de comentários deste post e vamos ampliar a discussão sobre o assunto!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *