O que é e qual a importância do certificado ISO 9001?
industrial

O que é e qual a importância do certificado ISO 9001?

Apesar de não ser obrigatoriedade para a abertura de uma empresa, o certificado ISO 9001 é o que atesta a qualidade dos seus produtos e processos. Ou seja, aquelas companhias que o possuem mostram ao mercado que estão preocupadas com  a satisfação do cliente.

A certificação padrão ISO é uma prova de que sua empresa está operando de forma responsável, de acordo com as melhores práticas e sistemas de gerenciamento do setor. Ela ajuda a criar credibilidade aos olhos do seu público, como funcionários, acionistas e clientes.

Mas o que é esse certificado e qual é a sua real importância para a empresa? É sobre isso que falaremos hoje. Continue lendo e descubra conosco!

O que é o certificado ISO 9001?

A ISO 9001 pode ser usada por qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, independentemente do seu setor de atuação. Atualmente, existem mais de um milhão de organizações certificadas em todo mundo.

Ela faz parte de um conjunto de normas internacionais que possuem o objetivo de assegurar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos ao consumidor. No Brasil, a norma é regulamentada pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A ISO 9001 diz respeito ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das empresas. Este padrão baseia-se em uma série de princípios do gerenciamento de qualidade, incluindo um forte foco no cliente, a motivação e implicação da alta administração, a abordagem do processo e a melhoria contínua.

O que é e qual a importância do certificado ISO 9001?

Por que o certificado ISO 9001 é importante?

Embora seja difícil comprovar a relação direta entre o desempenho de um negócio e a aplicação do sistema de qualidade ISO 9001, alguns estudos, como esse, sugerem que o rigor do que é exigido pelos padrões de gerenciamento de qualidade da ISO 9001 faz exatamente isso.

O certificado ISO 9001 avalia se o seu Sistema de Gerenciamento de Qualidade é efetivo e apropriado. Junto a isso, ele proporciona os meios para se identificar e implementar melhorias, que garantem aos seus clientes o benefício de receber produtos e serviços, atendendo às exigências do mercado, com um desempenho consistente.

Internamente, a organização se beneficia do aumento da satisfação no trabalho, da melhora da moral e da melhoria dos resultados operacionais (redução da sucata e aumento da eficiência).

O que é e qual a importância do certificado ISO 9001?

Quais os benefícios da ISO 9001 para a empresa?

A certificação ISO 9001 proporcionará o máximo benefício à sua organização se abordar a implementação ISO 9001 de forma prática. Isso garantirá que o Sistema de Gerenciamento da Qualidade adotado trabalhe para melhorar o negócio ao invés de ser um conjunto de procedimentos que seus funcionários terão dificuldade de gerenciar.

Ao adotar uma abordagem que começa a implementar práticas de trabalho mais eficientes e se concentrar nos objetivos de negócios da organização, você alcançará um sistema que ajudará e apoiará a sua equipe e que também irá melhorar seus níveis de satisfação do cliente.

Seja com o apoio de uma consultoria externa ou com a alocação de seus recursos internos, a aplicação do certificado ISO 9001 só será efetiva se você garantir que ela tenha o apoio da alta administração, de modo que todas as áreas da organização estejam conscientes da sua importância para o processo.

A certificação ISO 9001 não é adequada somente para grandes empresas, mas também para pequenos negócios que se beneficiarão com a adoção de sistemas de gerenciamento de qualidade eficazes para economizar tempo e custo, melhorar a eficiência e, em última análise, melhorar o relacionamento com os clientes.

Veja abaixo um resumo dos benefícios da ISO 9001 para sua empresa:

  • Fornece um processo de gerenciamento eficiente;
  • Define áreas de responsabilidade em toda a organização;
  • Obrigatório se você deseja licitar para algum trabalho do setor público;
  • Comunica uma mensagem positiva aos funcionários e clientes;
  • Identifica e incentiva processos mais eficientes e que economizam tempo;
  • Destaca deficiências para serem corrigidas;
  • Reduz seus custos;
  • Fornece avaliação contínua e melhoria.

O que é e qual a importância do certificado ISO 9001?

Certificação ISO 9001:2008  — compromisso com a qualidade

Nosso Sistema de Gestão de Qualidade opera conforme os requisitos da ISO 9001:2008.

Nossos processos são criteriosamente desenvolvidos: desde a análise de 100% das matérias-primas que compõem nossos produtos até a avaliação das condições de transporte das empresas responsáveis pelas nossas entregas.

O que é e qual a importância do certificado ISO 9001?

E sua empresa, já é certificada pela ISO 9001? Quer continuar aprendendo sobre como melhorar a gestão na sua indústria? Continue acompanhando nossos canais e fique por dentro das novidades do setor químico.

Curtiu o conteúdo deste post? Você vai gostar mais ainda das informações exclusivas que enviamos nos e-mails cadastrados. Deixe seus dados nos campos abaixo.


1 thought on “O que é e qual a importância do certificado ISO 9001?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *