O que é Indústria 4.0?
industrial

O que é Indústria 4.0?

Inicialmente surgiu o vapor e as primeiras máquinas que mecanizaram parte do trabalho que nossos ancestrais faziam. Em seguida, a eletricidade, a linha de montagem e o nascimento da produção em massa. A terceira era da indústria surgiu com o advento dos computadores e o início da automação, quando robôs e máquinas começaram a substituir trabalhadores humanos no chão de fábrica.

E agora entramos na Indústria 4.0, na qual os computadores e a automação se unirão de uma maneira totalmente nova, com a robótica conectada remotamente a sistemas equipados com algoritmos de aprendizado de máquina que podem aprender e controlar a produção com muito pouca participação de operadores humanos.

Para explicar melhor, abaixo explicamos o que é a Indústria 4.0 e quais os impactos que ela terá no mercado industrial daqui para frente. Acompanhe!

O que é Indústria 4.0

A Indústria 4.0 introduz o que tem sido chamado de “fábrica inteligente”, em que sistemas ciber-físicos monitoram os processos da fábrica e tomam decisões descentralizadas. Esses sistemas usam a Internet das Coisas, comunicando e cooperando uns com os outros e com os humanos em tempo real por meio da rede sem fio.

Para uma fábrica ou sistema ser considerada inteligente, ela deve incluir:

  • Interoperabilidade: máquinas, dispositivos, sensores e pessoas que se conectam e se comunicam entre si pela internet;
  • Transparência das informações: os sistemas criam uma cópia virtual do mundo físico por meio de dados de sensores para contextualizar informações;
  • Assistência técnica: incluindo tanto a capacidade dos sistemas para apoiar os seres humanos na tomada de decisões e resolução de problemas quanto a capacidade de ajudar os seres humanos com tarefas que são muito difíceis ou inseguras;
  • Tomada de decisão descentralizada: capacidade dos sistemas ciber-físicos de tomar decisões simples por conta própria e se tornar tão autônomos quanto possível.

O que é Indústria 4.0?

Os desafios na Indústria 4.0

Mas, como em qualquer mudança importante, há desafios inerentes à adoção de um modelo da Indústria 4.0. Entre eles, podemos citar:

  • Os problemas de segurança de dados aumentam consideravelmente, integrando novos sistemas e mais acessos. Além disso, a proteção de informações sigilosas de produção também se torna um problema de segurança de TI;
  • Um alto grau de confiabilidade e estabilidade é necessário para uma comunicação ciber-física bem-sucedida, o que pode ser difícil de alcançar e manter;
  • Manter a integridade do processo de produção com menos supervisão humana pode se tornar uma barreira;
  • A perda de empregos humanos com altos salários é sempre uma preocupação quando novas automações são introduzidas.

Além disso, existe uma falta sistêmica de experiência e mão de obra para criar e implementar esses sistemas — sem mencionar uma relutância geral de partes interessadas em investir pesadamente em novas tecnologias.

O que é Indústria 4.0?

Os benefícios da Indústria 4.0

Contudo, os benefícios de um modelo da Indústria 4.0 podem superar as preocupações de muitas instalações de produção. Em ambientes de trabalho muito perigosos, a saúde e a segurança dos trabalhadores humanos poderiam ser melhoradas dramaticamente.

Cadeias de suprimentos podem ser mais facilmente controladas quando há dados em todos os níveis do processo de fabricação e entrega. O controle do computador pode gerar produtividade e saída muito mais confiáveis ​​e consistentes. E os resultados para muitos negócios são aumento de receita, participação de mercado e lucros.

A questão, então, não é se a Indústria 4.0 está chegando, mas com que rapidez. Tal como acontece com o Big Data e outras tendências de negócios, quem sair primeiro nesta corrida será recompensado ​​por sua coragem de saltar para esta nova tecnologia, enquanto aqueles que evitam o risco de mudança ficarão deixados para trás.

E você, em qual grupo vai ficar? Comente abaixo e compartilhe suas ideias sobre a Indústria 4.0 conosco!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *