Qual a importância de qualificar os colaboradores? Saiba aqui
industrial

Qual a importância de qualificar os colaboradores? Saiba aqui

Segundo Henry Ford, um dos fundadores da administração moderna, as pessoas são o principal recurso de uma empresa. De fato, qualquer setor produtivo da economia necessita de qualificar colaboradores para um mercado mais competitivo.

Esse processo não traz benefícios apenas para os negócios, mas também para os colaboradores, que ao melhorarem suas habilidades trabalham com mais segurança e tem a oportunidade de conseguir cargos mais bem remunerados.

Quer saber mais? Acompanhe este artigo e entenda sobre a importância de qualificar os colaboradores da indústria. Confira!

Benefícios da qualificação para as empresas

Redução de custos com aquisição de novos funcionários
Contratar um funcionário novo gera um gasto adicional para a empresa, pois é preciso mobilizar o setor de Recursos Humanos, organizar o cronograma de processo seletivo, além de contratar e treinar o novo funcionário.

Uma boa opção é qualificar os colaboradores já presentes no negócio, com processos de treinamentos personalizados, palestras ou cursos gerais. Assim, existe uma valorização do profissional, que passa a trabalhar com mais satisfação, além de economizar recursos e esforços.

Isso porque o colaborador experiente recebe informações direcionadas naquilo que precisa desenvolver, além de já estar familiarizado com as normas da empresa e possuir visão estratégica da organização, o que permite melhor assimilação do que é ensinado. Ao contrário do novo funcionário que requer uma formação mais estruturada.

Preparação da empresa para novos desafios
Atualmente, diante das novas tecnologias e demandas do mercado, são constantes os desafios enfrentados pelas empresas, como por exemplo no caso do setor de  construção civil, que tem demandado processos mais eficientes para desenvolver projetos e executar grandes obras.  

Nesse sentido, qualificar os colaboradores é essencial, pois somente entregando aos funcionários a formação adequada de novas técnicas e o uso correto de equipamentos é que é possível vencer os desafios. O resultado disso são recursos otimizados e a empresa crescendo até mesmo diante de uma eventual crise.

Qual a importância de qualificar os colaboradores? Saiba aqui

Benefícios da qualificação para o trabalhador

Maior chance de manter o emprego
Geralmente, garantir o emprego é uma questão de sobrevivência para os funcionários. Os altos índices de desemprego e o crescimento anêmico da economia brasileira faz assombrar qualquer trabalhador empregado.

Nesse contexto, a qualificação pode ser um porto seguro, já que o profissional instruído tem mais chances de manter o emprego ou ser promovido, visto que consegue acompanhar melhor as transformações do mercado e da sociedade e conhece os processos da empresa.

Mais facilidade de encontrar um emprego futuramente
O fluxo de novas contratações está lento, isso é fato. Mas, especialistas aguardam uma melhora na economia brasileira para os próximos anos. Além do empresário, o profissional que se qualifica deve ficar entusiasmado com isso.

O colaborador qualificado melhora as chances de conquistar uma nova vaga quando a economia voltar a crescer. Isso porque quando as empresas retomarem as contratações certamente vão buscar por profissionais mais atualizados e capacitados.

Qual a importância de qualificar os colaboradores? Saiba aqui

Dados promissores para o crescimento do profissional qualificado

Diante das vantagens da qualificação profissional tanto para o trabalhador quanto para a empresa, um estudo recente do Senai vem confirmar ainda mais a relevância desse processo. Projeções feitas por esse estudo para até o ano de 2020 mostram que o Brasil terá de qualificar 13 milhões de trabalhadores para ocupar vagas na indústria.

Isso porque esse setor da economia precisa aumentar a sua competitividade e qualidade de produção. Também necessita ampliar a lucratividade por meio de uma gestão do processo produtivo mais eficiente. Característica importante inclusive para o cenário atual de lenta recuperação econômica.

Ainda, de acordo com o estudo, alguns segmentos específicos da indústria terão uma demanda maior por qualificação de colaboradores. Essas áreas são a indústria alimentícia, de metalmecânica, de construção civil e de veículos e energia.

O que explica essa demanda é o aumento da exportação entre 2017 e 2020 de commodities agrícolas, tais como carnes, açúcar e derivados da soja. No caso da indústria de metalmecânico, esta terá crescimento a medida que setores de bens de consumo duráveis voltarem a ter demanda elevada.

Qual a importância de qualificar os colaboradores? Saiba aqui

O profissional “curinga”
A pesquisa do Senai também sinalizou a necessidade de qualificação para desenvolver “profissionais curingas”. Trata-se de capacitar o funcionário para que o mesmo consiga exercer funções tanto na indústria quanto em outros setores das empresas.

A ideia é formar um colaborador com visão sistêmica do fluxo produtivo e que tenha também capacidade de gerenciamento. Esse é o caso do programador de produção, profissional responsável pelo planejamento da produção e articulador de vendas e prestação de serviços.

Qual a importância de qualificar os colaboradores? Saiba aqui

E então, essas informações foram importantes para você? Deixe seus funcionários saberem disso também, compartilhando esse texto nas redes sociais. E não esqueça de preencher os campos abaixo para receber informações exclusivas em seu e-mail! 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *