Resíduos industriais: qual a destinação correta?
industrial

Resíduos industriais: qual a destinação correta?

Se você possui uma empresa que gera resíduos industriais, é crucial que você pense nos métodos mais seguros de gerenciamento deles. Os mais eficazes serão aqueles que visam reduzir, reutilizar e reciclar — quando possível —, e que são garantidos para não prejudicar o meio ambiente.

A gestão de resíduos na indústria oferece uma gama de soluções para atender às suas complexas necessidades comerciais e regulamentares. De instalações individuais até toda a linha de produção, descartar os resíduos produzidos corretamente é uma das melhores formas de controlar os custos na indústria.

Para que você saiba como fazer a destinação correta, abaixo explicamos o que fazer com os resíduos na indústria e porque pensar nisso é tão importante! Acompanhe conosco:

A Importância da gestão dos resíduos industriais

O gerenciamento de resíduos industriais é um plano cuidadosamente construído e ambientalmente consciente para eliminar resíduos sólidos, especiais ou perigosos gerados por diversas indústrias. Com um bom plano de gestão de resíduos, você poderá priorizar o desempenho, segurança, eficiência do chão de fábrica e ainda:

Contribuir para o meio ambiente: o mau gerenciamento de resíduos industriais pode levar esses desperdícios a entrar no meio ambiente local e, em seguida, causar danos possivelmente irreparáveis. Por exemplo, poluentes químicos oriundos da fabricação e dos processos industriais podem entrar na água e no organismo das vidas existentes por ali. Certos produtos químicos podem ser acumulados quando ingeridos, o que significa que as concentrações maiores se acumulam nos corpos de animais que ficam no topo da cadeia alimentar, incluindo os seres humanos.
 Resíduos industriais: qual a destinação correta?

Proteger a saúde humana: o manuseio e o descarte inadequado de resíduos industriais podem contribuir para aumentar os incidentes de condições médicas graves entre os residentes humanos da região local. O gerenciamento efetivo de resíduos industriais não só fará um melhor trabalho para garantir que tais incidentes não aconteçam, mas também proporcionará a redução da quantidade de resíduos industriais produzida em primeiro lugar.

Resíduos industriais: qual a destinação correta?

Manter a empresa dentro da conformidade legal: as empresas têm a obrigação de gerenciar e descartar eficazmente seus resíduos industriais. Se não o fizerem, serão responsáveis ​​pelos danos causados ​​por sua negligência.

Como descartar os resíduos industriais?

A eliminação eficiente não é fácil, mas isso não significa que não seja possível. Veja abaixo as três formas mais comuns de descarte dos resíduos industriais para aplicar na sua empresa:

1. Segregação e reciclagem

Grande parte do desperdício gerado pela produção, transporte e embalagem da sua empresa não é reutilizável, mas é reciclável. O primeiro passo deve ser identificar quais itens podem ser reciclados e configurar caixas de reciclagem ou lixões para que possam ser ordenados.

A maioria dos centros de reciclagem podem lidar com vidro, papel e plástico. Muitos também podem trabalhar com reciclagem de sucata, papelão, de resíduos alimentícios e eletrônicos. Você deve separar os itens perigosos de seus resíduos perigosos, resíduos compostos e resíduos sólidos não perigosos.

Resíduos industriais: qual a destinação correta?

2. Uso de aterros

Os aterros são uma das formas mais comuns de descarte de resíduos. O único desperdício que deve ser enviado para aterros é o que não é perigoso, não reciclável e não reutilizável. Quando os resíduos são enviados para um aterro sanitário, eles são confinados a uma pequena área, compactados quando necessário e depois enterrados.

À medida que o lixo se decompõe, ele libera gases que podem ser convertidos em gases naturais usados ​​como energia e combustível. Os aterros são econômicos e são projetados para minimizar os danos causados ​​ao meio ambiente.

Resíduos industriais: qual a destinação correta?

3. Compostagem

O processo de compostagem transforma os resíduos orgânicos em fertilizantes que podem ser usados ​​para nutrir o solo das plantações. A maior parte do desperdício de alimentos pode passar por compostagem e mesmo os itens orgânicos inseguros podem ser transformados em compostagem segura.

Você pode adubar resíduos de alimentos, folhas, jornais, pequenos pedaços de papelão, palha e serradura. O adubo é então adicionado ao solo para fornecer nutrientes e incentivar o crescimento. A compostagem é uma das formas mais eficazes de reutilização e reciclagem de resíduos.

Resíduos industriais: qual a destinação correta?

Responsabilidade social e ambiental

Preocupada com as questões ambientais e atenta a sua responsabilidade perante toda a comunidade, a Homy Química oferece produtos sustentáveis e biodegradáveis, respeitando o meio ambiente e o seu ciclo natural. Além disso, possui uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) aprovada pela CETESB, o que significa que nada é despejado na natureza e que todos os resíduos são descartados com segurança.

Gostou de aprender a destinação correta dos resíduos industriais? Quer continuar acompanhando dicas para melhorar a gestão na indústria? Então deixe seu e-mail no campo abaixo! 


1 thought on “Resíduos industriais: qual a destinação correta?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *