Rolo compactador: você sabe como fazer a escolha ideal?
industrial

Rolo compactador: saiba qual o ideal

Existem muitos fatores que influenciam a escolha do equipamento de compactação para um projeto de pavimentação. Às vezes, a seleção do rolo compactador é baseada na experiência com trabalhos anteriores e outras vezes pelo tipo de solo, especificação do método ou equipamento disponível.

A conformidade da máquina com a operação de transporte e as condições climáticas e de tração também são importantes. É por isso que não existe um rolo compactador único que faça todas as funções em todas as aplicações. Cada modelo possui um material definido e uma faixa operacional em que será mais eficiente e econômico.

Ainda existem as aplicações em que os rolos compactadores de diferentes tamanhos e tipos podem atingir os mesmos objetivos, mas não com a mesma eficácia, por isso escolher aquele que é ideal ajudará você a completar o projeto de forma mais econômica e eficiente, reduzindo o consumo de combustível e o tempo de trabalho.

Pensando em ajudar você nessa tarefa, abaixo apresentamos os principais modelos de rolos compactadores e o que você deve levar em consideração na hora de escolher o melhor para o seu projeto! Acompanhe:

Rolo compactador vibratório

O rolo compactador vibratório trabalha a partir do princípio do rearranjo das partículas do asfalto, para assim diminuir os vazios e aumentar a densidade e a resistência. Ele vem em dois tipos: tambor liso e de patas.

A escolha entre as duas opções de tambores vai depender da quantidade de partículas de argila ou silte presente na composição do solo. Solos coesivos (com maior presença dessas partículas) exigem o uso de um tambor de patas.

A densidade é obtida a partir das forças geradas pelo tambor vibratório atingindo o solo. Os resultados da compactação são função da frequência e amplitude dos golpes, bem como da força e do período durante o qual os golpes são aplicados.

A relação frequência/tempo representa velocidades de trabalho mais lentas em compactadores vibratórios. A velocidade de trabalho é importante porque dita quanto tempo uma determinada parte do preenchimento será compactada.

Para o rolo compactador vibratório, uma velocidade de 1 a 2,5 km/h para rocha e argila, e 2 a 5 km/h (1,2 a 3 mph) para cascalho e areia proporcionará os melhores resultados.

Rolo compactador: você sabe como fazer a escolha ideal?

Rolo compactador pé de carneiro

O rolo compactador do tipo pé de carneiro possui esse nome devido aos primeiros construtores rodoviários romanos que rebanhavam ovelhas para frente e para trás sobre o material base até que a estrada fosse compactada.

Uma almofada de carneiro é cilíndrica, geralmente de 200 mm (8 polegadas) de comprimento. As almofadas em pé ou tambores acolchoados são afuniladas com uma forma oval ou retangular e a face da almofada é menor do que a base da mesma.

Usar um rolo compactador de pé de carneiro tem um benefício definitivo: como o elevador superior do solo está sempre sendo esfolado, o processo ajuda a arejar e secar argilas molhadas e sedimentos.

Mas as desvantagens do rolo compactador de pé de carneiro são numerosas. O material de elevação superior pode atuar como uma esponja quando chove e diminuir o processo de compactação. O material solto também retarda as unidades de transporte que depositam o material de enchimento, de modo que os tempos de ciclo de transporte são aumentados.

Além disso, o rolo compactador de pé de carneiro pode funcionar apenas a velocidades de 6 a 10 km/h. A pressão e a manipulação são as únicas forças exercidas sobre o solo. Normalmente, são necessários 6-10 ciclos (12-20 passagens de máquina) para atingir a densidade alvo.

Rolo compactador pneumático

O rolo compactador pneumático é usado ​​em trabalhos de compactação de solo de tamanho pequeno a médio, principalmente em materiais de base granulares. Muitas vezes, ele é usado ​​como um rolo compactador de acabamento depois que um compactador de tambor vibratório completa a compactação do elevador.

Os compactadores pneumáticos são mais adequados para selar a superfície, atender aplicações especiais, como compactação de solos finos, ou para cumprir requisitos especiais exigidos pelo trabalho.

As forças de pressão e manipulação geradas pelos pneus do rolo compactador funcionam a partir do topo para baixo para produzir densidade. A quantidade de força pode variar alterando a pressão do pneu (método mais comum) ou alterando o peso do lastro (feito com menos frequência).

A ação de amassar causada pelo padrão de pneu escalonado ajuda a selar e alisar a superfície. Além disso, o rolo compactador pneumático pode, ser usado ​​no solo e no asfalto, uma vantagem que permite que um empreiteiro de construção rodoviária use um compactador para múltiplos estágios de construção.

Rolo compactador: você sabe como fazer a escolha ideal?

E então, gostou de conhecer todos os modelos de rolo compactador? Aproveite para conferir nossa linha completa de pavimentação e nosso post com dicas para a preservar os rolos compactadores, assim você terá o melhor custo-benefício em seu projeto. Ainda ficou com alguma dúvida? Comente abaixo e compartilhe conosco! Estamos sempre prontos para ajudá-lo.

2 comentários em “Rolo compactador: saiba qual o ideal”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *