Saiba como garantir a segurança no parque fabril
industrial

Saiba como garantir a segurança no parque fabril

O parque fabril é um lugar de trabalho intenso e de produtividade elevada. Mas a dinâmica entre máquinas, matérias-primas e trabalhadores pode provocar acidentes. Esses possivelmente geram ações trabalhistas e afastamento de trabalhadores lesionados, trazendo prejuízos para a empresa. Para frear essas circunstâncias é preciso garantir a segurança no parque fabril.

Esse tipo de garantia pode ser conquistada quando empresários e funcionários cumprem as Normas Regulamentadoras (NRs) sobre Saúde e Segurança do Trabalho. Além do uso de produtos de qualidade que assegurem proteção ao trabalhador em suas tarefas diárias.

Parece algo difícil de ser conquistado? Na verdade, não. Acompanhe este texto e conheça algumas práticas essenciais para proporcionar segurança no parque fabril.

Obedeça às normas regulamentadoras

Para garantir a segurança no parque fabril e a saúde de cada trabalhador, o Ministério do Trabalho e Emprego expediu Normas Regulamentadoras (NRs). Cada setor produtivo (construção, química, metalúrgica, etc) deve cumprir ao menos uma das 36 regras regulamentadoras de segurança.

No parque fabril pode existir mais de uma atividade ou função desempenhada, o que exige o cumprimento de determinada NR. Por exemplo, a NR-12 estabelece referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para trabalhadores que fazem utilização de equipamentos de todos os tipos.

Essa NR define, por exemplo, que um operador que lida com rolo compactador deve possuir dispositivos de segurança interligados que garantam à sua proteção. Em outras palavras, esse trabalhador deve ser cercado por um sistema de segurança  caracterizado por proteções fixas e móveis.

Outra NR importante é a NR-17. Ela trata da ergonomia no ambiente de trabalho. Nesta norma são estabelecidas condições ideais para que os trabalhadores tenham conforto, segurança e desempenho eficiente nas suas funções. Ou seja, sem dores causadas por mobiliário impróprio ou lesões por trabalho repetitivo.

Saiba como garantir a segurança no parque fabril

Ofereça e exija o uso de EPIs

Ainda falando das NRs, uma das mais eficazes para prevenir acidentes laborais é a NR-6. Ela normatiza e orienta sobre os famosos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Esses são indispensáveis na realização de tarefas que oferecem algum risco à saúde do operador.

Os EPIs funcionam na proteção de trabalhar a ruídos, queimaduras e contato com substâncias químicas danosas, dentre outros aspectos. Hoje em dia é possível encontrar no mercado mais 3.000 EPIs cadastrados, cada um com uma atribuição específica.

Geralmente, no parque fabril, existem EPIs que são utilizados (ou pelos menos deveriam ser) pela maioria dos trabalhadores. Confira, a seguir, os principais:

  • Botas de PVC: recomendadas para ambientes úmidos, com presença de objetos cortantes e líquidos escorregadios como óleos de usinagem, contato com produtos químicos, etc;
  • Capacetes de segurança: uso muito comum na Construção Civil, protege a cabeça do trabalhador em caso de queda de materiais pesados ou perfurantes;
  • Máscaras: auxiliam na proteção dos sistemas respiratório e digestivo do trabalhador;
  • Óculos de segurança: permitem salvaguardar a visão do trabalhador em caso, por exemplo, de ambientes industriais onde há uso de solda.

É importante ressaltar que é de responsabilidade do empregador fornecer e exigir o uso de equipamentos de proteção dos seus trabalhadores. Por meio de treinamento preliminar e acompanhamento contínuo é possível garantir a segurança no parque fabril.

Saiba como garantir a segurança no parque fabril

Trabalhe com parceiros que atendem às normas de segurança

Pode parecer que somente o que está na parte interna da indústria é que realmente traz preocupação quanto à segurança no parque fabril. Mas o que vem de fora também deve ser considerado.

Isto é, além de cumprir todas as NRs cabíveis e promover o uso de EPIs, é preciso firmar parcerias comprometidas com a proteção. Seus fornecedores e demais parceiros precisam seguir à risca as normas de segurança.

Isso é fácil de ser notado porque uma empresa que oferece risco a seus funcionários certamente não garante a qualidade em seu produto. Afinal, em qualquer segmento do mercado, um trabalhador exercendo sua atividade em condições seguras é capaz de produzir um serviço ou produto de forma eficiente.

É o caso da Homy Química. Empresa que produz mais de 5.000 milhões de litros de fórmulas químicas entre as linhas de transformação e de reação e síntese e não abre mão da segurança, cumprindo todas as normas exigidas pela legislação.

Por exemplo, a Homy respeita a NR 25, que trata sobre resíduos industriais. A empresa faz o descarte correto de resíduos (óleos, materiais alcalinos, etc) por meio de um sistema de alta tecnologia que reduz a geração dos mesmos.

Ainda possui uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (exigida pela NR – 5), realiza treinamentos constantes e conta com uma brigada de incêndio, obrigação prevista pela NR – 23.

Sendo assim, ao fechar negócio com algum parceiro exija que ele demonstre seguir padrões de segurança em seus processos. Isso garante um produto de qualidade e não mancha a imagem da empresa ao contratar com organizações de atuação duvidosa ou irresponsável.

Saiba como garantir a segurança no parque fabril

Adquira produtos que garantam a segurança no parque fabril

Além de fechar negócios com empresas comprometidas com a segurança, é necessário adquirir produtos com a mesma responsabilidade. Nesse contexto, a Homy também pode ajudar, pois oferece segurança garantida em seus produtos.

Para se ter uma ideia desse compromisso, a Homy desenvolveu uma linha especial de solventes que assegura a saúde do operador. Os Solventes Desengraxantes Especiais substituem os solventes comuns e nocivos à saúde como os clorados, aromáticos, benzeno e querosene, sem deixar de fazer a limpeza pesada.

Além dessas recomendações, é interessante mobilizar os colaboradores para efetivamente cumprirem suas tarefas com segurança. Afinal, apenas um funcionário que infringe uma regra já é o suficiente para colocar os demais em vulnerabilidade.  

E então, quer encontrar os produtos adequados para a produção do parque fabril de maneira segura? Entre em contato conosco e converse com um dos nossos consultores especializados, comprometimento com a segurança você encontra aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *