Saiba como otimizar o uso dos recursos na obra
industrial

Saiba como otimizar o uso dos recursos na obra

Enquanto várias indústrias desenvolveram suas práticas e implementaram novas tecnologias para aumentar a produtividade nos processos, a indústria da construção, historicamente, ficou conhecida por ficar para trás na otimização dos recursos na obra.

Dados compilados pela Ernst & Young, 4ª maior empresa global em cibersegurança, mostraram que a produtividade da construção civil no Brasil é uma das piores do mundo. Sendo assim, gestores do setor precisam buscar formas de aumentar a eficiência operacional.

Essa eficácia descreve a capacidade de uma empresa em fornecer produtos ou serviços da maneira mais econômica possível, mantendo a qualidade. Para que você saiba como conquistá-la, separamos abaixo algumas dicas que ajudarão a otimizar o uso dos recursos na obra. Acompanhe conosco!

Melhore o planejamento para otimizar o uso dos recursos na obra

Muitos erros de eficiência operacional na construção são cometidos ainda na fase de planejamento. Se você não fez sua lição de casa e calculou quantos metros cúbicos de concreto você precisará para um projeto, pode acontecer que durante sua execução você perceba que precisa do dobro do que imaginava e acabe com uma grande dor de cabeça.

Por isso, antes do projeto começar, é importante dedicar tempo para entender os profissionais, processos, informações, equipamentos e materiais que você precisará para otimizar o uso dos recursos na obra. Essa é a melhor maneira de evitar atrasos e aumento dos custos.

Saiba como otimizar o uso dos recursos na obra

Encontre um bom software de gestão de construção

Estamos no século 21, o que significa que existem muitas ferramentas para ajudá-lo a fazer o seu trabalho que antigamente os gestores na construção não tinham acesso, por isso use a tecnologia a seu favor para otimizar o uso dos recursos na obra. Um bom software de gestão, por exemplo, auxilia na organização, te livrando da confusão de papelada em sua mesa e permitindo que você se concentre realmente em construir coisas.

O software de gestão de construção pode lidar com gerenciamento de lances, logística da obra, cobrança e faturamento, contratados, gerenciamento de documentos, relatórios de incidentes, folhas de pagamento, agendamento de tarefas e muito mais.

Há, também, uma série de aplicativos para dispositivos móveis que podem facilitar a comunicação entre canteiro e escritório e aumentar a eficiência. O surgimento da nuvem como um lugar para armazenar tudo também torna o processo mais fácil, te dando acesso aos dados do projeto de qualquer lugar com conexão à internet.

Comece a usar o BIM, Building Information Modeling

O Building Information Modeling (BIM) está tomando conta do setor de construção. Ele refere-se ao processo de criação de representações digitais de edifícios que ainda não passam de um projeto no papel.

Essas criações permitem que você visualize um prédio antes de começar a gastar dinheiro e se comprometer com um cronograma que pode acabar se provando irreal.

Por exemplo, o BIM pode determinar quantos ocupantes podem entrar e sair de um prédio a cada dia e, portanto, permitir que você calcule a configuração mais eficiente de tamanhos de bomba, tamanhos de aquecedor de água e outras considerações.

Saiba como otimizar o uso dos recursos na obra

 

Ouça sua equipe

Seus trabalhadores são seus olhos e ouvidos no campo. Se algo está dando errado ou pode ser feito de uma melhor forma, eles saberão antes de você.

Trabalhadores experientes podem ajudá-lo a detectar falhas em seu plano antes mesmo de começar, o que com certeza irá otimizar o uso dos recursos na obra. Envolva-os no início do processo de planejamento para detectar problemas potenciais e, em seguida, mantenha contato diariamente ao longo do projeto.

Saiba como otimizar o uso dos recursos na obra

Invista no treinamento

O treinamento é fundamental para a produtividade, especialmente para os supervisores de construção que precisam de princípios e técnicas de gerenciamento de som para manter os projetos funcionando sem problemas. Ao ajudar seus funcionários a dominarem habilidades críticas, você verá os benefícios imediatos em termos de otimização dos recursos na obra.

Por exemplo, um supervisor pode usar suas novas habilidades para orientar os operários de uma maneira mais eficaz de instalar vigas de aço, permitindo que você realize o trabalho mais cedo e vá para a próxima fase.

Saiba como otimizar o uso dos recursos na obra

Estabeleça metas e acompanhe o desempenho

As metas de desempenho são uma ótima ferramenta de motivação para seus trabalhadores, especialmente quando recompensas são anexadas a elas. Defina metas claras e considere oferecer um pequeno bônus financeiro para cada uma que for atingida.

Isso também ajudará na comunicação com sua equipe, tornando-se muito mais eficaz em termos de otimização dos recursos na obra. Há uma variedade de métricas de desempenho que você pode definir, incluindo: estar no horário no local de trabalho, completar o trabalho no tempo, tomar iniciativas para resolver problemas e a qualidade geral do serviço realizado.

Saiba como otimizar o uso dos recursos na obra

Utilize materiais de qualidade

Você pode achar que investir em materiais de qualidade para seu projeto acaba aumentando os custos totais. Contudo, o uso de itens de alto nível poupa dores de cabeça e custos com refação no futuro. Na Homy Química, por exemplo, você encontra os melhores desmoldantes para impedir a aderência do concreto nas formas metálicas, de alumínio, plásticas e madeira, evitando defeitos e retrabalho. Vale a pena, não é mesmo?

Seguindo essas dicas, você será capaz de otimizar o uso dos recursos na obra e reduzir os custos totais dos seus projetos. Lembre-se de compartilhar conosco e com nossos leitores seus resultados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *