Soluções para limpeza pesada no setor industrial automotivo
industrial

Soluções para limpeza pesada no setor industrial automotivo

O desafio para o setor automotivo e seus fornecedores, agora mais do que nunca, é aproveitar ao máximo o potencial de otimização para a limpeza pesada como um passo estratégico no processo de produção.

Dificilmente, qualquer outra indústria exige um nível tão elevado de limpeza dos componentes como a indústria automotiva. Enquanto isso, a pressão pela redução de custos está aumentando. Como então conciliar as duas exigências?

Para que você conheça as principais soluções para limpeza pesada no setor industrial automotivo, fizemos este post onde mostramos a sua importância e as vantagens de investir nas melhores opções do mercado! Acompanhe conosco:

A importância da limpeza pesada no setor automotivo

A demanda por maior desempenho, ao mesmo tempo em que é importante produzir equipamentos que consumam menos combustível e emitam menos poluentes, só pode ser cumprida com componentes que correspondam aos requisitos mais rigorosos e às tolerâncias mais exigentes. Isso está ligado a um maior grau de sensibilidade dos componentes às impurezas e à limpeza pesada no setor automotivo.

Qualquer sujeira não removida pode levar a problemas dispendiosos, perda de produtividade e restrições de funcionalidade, até a falha da produção e do veículo em si. Para cumprir os requisitos desafiadores da limpeza dos componentes com a máxima eficácia econômica, é preciso pensar na otimização das estratégias de limpeza pesada com o uso dos melhores produtos.

Além disso, em um mundo em que palavras como “sustentabilidade” e “verde” estão sendo usadas extensivamente, especialmente na indústria automotiva, é importante lembrar que esses conceitos não se limitam ao tipo de combustível que um veículo utiliza, mas aos produtos usados durante sua fabricação. Mas então, quais são as principais soluções de limpeza pesada e onde encontrá-las?

Soluções para limpeza pesada no setor industrial automotivo

As soluções para limpeza pesada na indústria automotiva

A limpeza química pesada, usando solventes ou agentes de limpeza à base de água, é o procedimento certo para inúmeras peças incorporadas em veículos e para o setor automotivo em geral. A vantagem deste tipo de limpeza é o alto rendimento em um tempo relativamente curto e, consequentemente, uma baixa proporção dos custos de fabricação totais de uma determinada peça de trabalho.

Frequentemente, o processo de limpeza é realizado em unidades centrais. No entanto, não há garantia de que o grau de limpeza necessário seja alcançado ao limpar simultaneamente peças com geometrias diferentes, requisitos de limpeza e/ou níveis de sujeira, bem como peças de trabalho de materiais diferentes.

Assim, para um resultado de limpeza ideal, na maioria dos casos, é uma grande vantagem realizar o processo de limpeza de forma descentralizada, em unidades separadas, coordenadas de acordo com o espectro de peças, o grau e tipo de sujeira, bem como os requisitos de limpeza.

Soluções para limpeza pesada no setor industrial automotivo

Na maioria dos casos, isso também leva a uma redução significativa nos recursos gastos na logística e no manuseio, porque as unidades de limpeza podem ser colocadas perto da produção da parte respectiva.

Um recipiente de limpeza em que as peças são bem enxaguadas de todos os lados é conducente ao processo em todos os casos. Este alto nível de acessibilidade também oferece recompensas em termos do tempo de secagem e menor nível de transferência, proporcionando a oportunidade de tempos de ciclo mais curtos e um rendimento maior.

Nesse cenário, a Homy entrega uma linha completa com as principais soluções para limpeza pesada no setor industrial automotivo, confira:

  • Detergente desincrustante alcalino: produto utilizado na lavagem de sujeiras orgânicas impregnadas nas superfícies de máquinas como tratores, caminhões, colhedoras, transbordos, ônibus e automóveis em geral;
  • Detergente desengraxante ácido: semelhante ao alcalino, porém utilizado para lavagem de sujeiras inorgânicas impregnadas nas superfícies das máquinas;
  • Shampoo neutro: produto utilizado na lavagem de superfícies de máquinas, tratores, caminhões, colhedoras, transbordos, ônibus e automóveis em geral;
  • Shampoo neutro biodegradável: versão biodegradável (sustentável) do shampoo neutro, também utilizado na lavagem de máquinas e veículos.

Agora que você conhece os principais produtos de limpeza pesada para o setor automotivo, entre em contato conosco e veja porque a Homy é a escolha certa para oferecer qualidade e produtividade aos seus trabalhos!

Não se esqueça de preencher o formulário abaixo para receber mais conteúdos relevantes sobre este segmento.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *