Tudo o que você precisa saber sobre impermeabilização de piso
Sem categoria

Tudo o que você precisa saber sobre impermeabilização de piso

Seja ao longo de uma construção, reforma ou mesmo diante de um imóvel recém finalizado, muitas pessoas se perguntam qual é a importância da impermeabilização de piso e, assim que avaliada a sua necessidade, como fazê-la e quais são os procedimentos mais confiáveis.

Pois é para responder a essas questões e quaisquer outras relacionadas à impermeabilização de piso que elaboramos este artigo. Ao longo dos próximos tópicos vamos analisar tudo o que você precisa saber sobre impermeabilização de piso para que não restem dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

Os diferentes tipos de impermeabilização de piso

Como é sabido, não existe um tipo de piso, apenas, e tampouco um só material para essa finalidade. Por isso, é fundamental compreender qual é o melhor tipo de impermeabilização de piso para o seu projeto, já que ele influencia o visual e a qualidade do mesmo.

Impermeabilizantes impregnantes

É o tipo de impermeabilização de piso mais utilizado, atualmente, porque penetra a fundo nos poros do revestimento escolhido. Assim, a blindagem é maior, evitando que líquidos alterem a estética do piso.

Sua aplicação é fácil, também, além de ser versátil e durável: o impermeabilizante pode ser usado tanto em áreas internas quanto externas, com vida útil estimada em até 2 anos. A única exceção são os pisos com superfície esmaltada, como os azulejos. De resto, a impermeabilização de piso desse modelo pode ser aproveitada em:

  • Banheiros;
  • Bancadas;
  • Cozinhas;
  • Áreas gourmet externas.

Tudo o que você precisa saber sobre impermeabilização de piso

Impermeabilizantes por sobreposição

Existe também esse tipo de impermeabilização de piso, cuja película atua contra a penetração de líquidos, garantindo também a resistência do revestimento.

A diferença para o modelo anterior é que sua durabilidade varia bastante com base no tráfego do ambiente, e também no seu uso exclusivamente interno. Até por isso, é bastante considerado para a impermeabilização de pisos cimentícios, casos de:

  • Granilite;
  • Paviflex;
  • Marcopiso;
  • Madeira;
  • Ardósia.

Tudo o que você precisa saber sobre impermeabilização de piso

Como aplicar o impermeabilizante de piso de sua preferência

Em geral, os impermeabilizante já são comercializados prontos para uso. É importante, portanto, verificar o rendimento de acordo com as indicações do fabricante no rótulo do produto. Depois, é hora de preparar a superfície.

Para tanto, o piso deve ser totalmente limpo, livre de resíduos, e esperar que ele esteja completamente seco antes de aplicar o impermeabilizante de piso, seguindo as indicações:

  • Impermeabilizante impregnante: basta despejá-lo em um recipiente, molhar o rolo de espuma e aplicá-lo no piso — pelo menos 3 demãos cruzadas  são recomendadas;
  • Impermeabilizante de sobreposição: o movimento é similar, também com 3 demãos cruzadas, mas o procedimento mais se assemelha ao utilizado na aplicação de ceras.

Como funciona manutenção da impermeabilização de piso

Além de levar em consideração os pontos citados anteriormente, é importante investir em produtos de qualidade. Algumas vezes, os gestores associam esses produtos a valores dispendiosos que irão aumentar os custos da obra, o que nem sempre é verdade.

Contudo, o uso de itens de alto nível poupa dores de cabeça e custos com refação no futuro. Na Homy Química, por exemplo, você encontra os melhores impermeabilizantes para o tratamento de pisos.

Além disso, é importante ponderar a necessidade de cada projeto. Mas alguns cuidados em comum podem garantir mais durabilidade, como:

  • Caso o rejunte do piso rache ou quebre, opte pela mistura de cimento branco, água e cola branca para recompô-lo, pois isso não interfere na eficácia do impermeabilizante;
  • A limpeza é simples, bastando um pano úmido com a solução mais adequada para o tipo de piso impermeabilizado

Tudo o que você precisa saber sobre impermeabilização de piso

Viu como é simples e de grande praticidade a implementação e manutenção da impermeabilização de piso? Ficou com mais alguma dúvida a respeito do assunto? Então, não deixe de compartilhá-las conosco, no campo de comentários deste post! Aproveite e preencha o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *