industrial

Veja como aumentar a eficiência do chão de fábrica em 8 passos

Independentemente do tamanho do seu negócio, aumentar a produtividade é essencial para aumentar os lucros brutos e manter a competitividade. A produtividade no chão de fábrica depende de uma combinação de empregados, equipamentos e processos eficientes.

A melhoria de condução em todas essas áreas envolve o exame das práticas atuais em vigor e ajustes em sistemas, treinamento de funcionários e até mesmo o equipamento usado para gerar peças e componentes.

Para que você saiba como chegar lá, veja abaixo uma lista com os 8 passos para a aumentar a eficiência no chão de fábrica!

1. Examine o fluxo de trabalho existente

O primeiro passo para aumentar a eficiência do chão de fábrica está na identificação de pontos de dor no seu fluxo de trabalho atual. Analise as pessoas, a tecnologia e os processos necessários para a produção, bem como os procedimentos, ferramentas de comunicação e recursos disponíveis em toda a empresa.

Considere usar o mapeamento de valores como uma solução efetiva para identificar e monitorar projetos para melhoria de processos. Esta estratégia permite que os gerentes identifiquem os problemas e gravem como as mudanças afetam o sistema geral.

2. Atualize os processos de negócios

Partilhe os problemas atuais de fluxo de trabalho com os gerentes de projetos para desenvolver planos de melhoria para o processo de fabricação. Isso pode significar reatribuir recursos para diferentes áreas, gerenciar orçamentos ou conquistar certificados ISO. Certifique-se de avaliar sistematicamente o desempenho e interpretar as mudanças apropriadas.

3. Invista na educação continuada

A indústria está em constante mudança — sempre há uma nova tecnologia que promete tornar o chão de fabricação mais eficiente do que nunca. Os avanços tecnológicos muitas vezes alteram as habilidades necessárias para determinadas tarefas, e os trabalhadores precisarão de acesso a treinamentos regulares para acompanhar as habilidades mais avançadas.

4. Tenha expectativas realistas

As expectativas dos clientes, as pressões em relação à produção e os prazos rígidos podem contribuir para objetivos irrealistas. Quando as metas de carga de trabalho no chão de fábrica são inalcançáveis ​​e não possuem compromisso com a segurança ou qualidade, os funcionários ficam insatisfeitos, impedindo a empresa de alcançá-las.

Para aumentar a eficiência no chão de fábrica, é importante estabelecer objetivos realistas e claramente definidos que assegurem uma combinação de pontualidade, alta qualidade e procedimentos seguros.

5. Obtenha ferramentas mais inteligentes

A manufatura é uma indústria em que um empregado só pode ser tão produtivo quanto suas ferramentas. Embora máquinas inovadoras possam ser dispendiosas em termos de configuração e treinamento inicial, equipamentos avançados possuem um efeito positivo a longo prazo.

Uma atualização de maquinaria pode te ajudar a permanecer competitivo em um mercado cada vez mais cheio. Além disso, utilizar um bom fornecedor de soluções químicas, que garanta a qualidade dos produtos, também é fundamental.

6. Invista na manutenção

Existe um link entre os custos causados pelo tempo de inatividade e o orçamento investido em medidas preventivas. Embora novos equipamentos possam aumentar a produtividade, eles também requerem manutenção para garantir que continuem trabalhando em um nível ótimo.

É importante que os funcionários saibam como solucionar as instâncias do tempo de inatividade do sistema, para encontrar rapidamente as causas raiz dos erros. Não se precipite em culpar a ferramenta por problemas — lembre-se de pensar sobre o processo, o plano, o material e muito mais.

7. Permaneça organizado

A quantidade de dinheiro perdido e as horas manuais desperdiçadas que resultam de uma falta de organização podem ser surpreendentes. Uma maneira infalível de aumentar a eficiência do chão de fábrica é garantir que haja um lugar bem organizado para tudo, desde materiais até máquinas, ferramentas e documentos.

Ao organizar sua área de trabalho, pense no layout do seu equipamento e ferramentas de usinagem e se eles atualmente maximizam a eficiência. Caso contrário, considere reorganizar o seu chão de fábrica para criar um fluxo de trabalho mais produtivo.

8. Incentive a colaboração

O chão de fábrica é mais produtivo quando todos trabalham em conjunto com o mesmo objetivo e com os menores níveis de desperdício e conflitos. Embora o foco no trabalho seja importante, também é crucial garantir que cada membro da equipe se sinta confortável como parte de um time. Quanto melhor os funcionários da empresa conseguirem trabalhar juntos, mais eles incentivarão uma cultura de trabalho produtiva.

Gostou do nosso post? Assine nossa newsletter e continue aprendendo formas de aumentar a eficiência no chão de fábrica!

4 thoughts on “Veja como aumentar a eficiência do chão de fábrica em 8 passos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *