(16) 3690-1000

Fale com a Homy

Como aumentar a eficiência e a economia no processo de decapagem

Homy Química
Homy Química
Compartilhe:
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram

Como aumentar a eficiência e a economia no processo de decapagem

A decapagem é um dos processos industriais mais importantes, pois influi diretamente na qualidade dos produtos produzidos e, em determinados setores da indústria, como o alimentício e o farmacêutico, a decapagem evita riscos à saúde daqueles que consomem estes produtos.

Isso porque o uso de decapantes impede processos perigosos de contaminação, uma vez que ele elimina resíduos e sujidades dos equipamentos utilizados na fabricação de mercadorias, de modo a aumentar a assepsia dos processos realizados e, consequentemente, sua segurança.

Como é feito o processo de decapagem?

O processo de decapagem deve ser realizado apenas por profissionais que saibam manejar os decapantes, substâncias formuladas especificamente para essa função e que têm por objetivo remover sujidades profundas e até a oxidação das superfícies nas quais entra em contato.

A decapagem de peças é comumente feita por imersão, ou seja, componentes de máquinas e utensílios, como bandejas medidoras, ganchos e espátulas são mergulhados na solução decapante a fim de que qualquer sujidade seja devidamente eliminada.

Já a decapagem de superfícies maiores, como máquinas, caldeiras e rampas, é normalmente feita por aspersão, na qual o decapante é borrifado nas superfícies. Tanto neste caso quanto no anterior é importante deixar que o produto haja alguns minutos antes de ser removido.

Há casos em que há necessidade de esfregar as peças, principalmente quando os resíduos estão incrustados, porém o mais comum é que apenas os decapantes deem conta de realizar essa função sem intervenção do profissional para remoção das sujidades.

Para eliminar o decapante das superfícies nas quais ele foi aplicado, basta lavá-las com água limpa e corrente e esperar que elas sequem completamente. A secagem pode ser feita com um pano seco e que não solte fiapos, em fornos de secagem, ao ar livre, dentre outras formas.

Otimizando a economia e eficiência da decapagem

O sucesso do processo de decapagem depende muito diretamente da qualidade dos produtos aplicados em sua execução, assim, um bom decapante oferecerá melhores resultados do que outros inferiores, ademais, ele irá requerer menos esforço humano para desempenhar sua função.

A Homy Química é destaque na fabricação de decapantes de alta eficiência, pois estes reúnem características que tornam os processos industriais de decapagem mais rápidos, econômicos e potencializam seus resultados. Vale a pena entende o porquê:

  • Rendimento

Os decapantes da Homy Química são comercializados em embalagens de 20 e 50 litros, a fim de atender às demandas da indústria. Para além do tamanho dos tambores, os decapantes ainda apresentam excelente rendimento, o que se traduz em maior economia.

Tudo isso porque apenas poucas quantidades deste produto são suficientes para remover mesmo as sujeiras mais incrustadas e ainda eliminar a ferrugem de peças, mesmo em processos de decapagem por aspersão, nos quais o produto já é usado em porções menores.

Não por acaso, por ter excelente rendimento, recomenda-se que, ao fazer a decapagem por imersão, o produto seja fracionado e colocado em recipientes separados para que as peças sejam mergulhadas apenas na quantidade suficiente para que sejam higienizadas, sem perdas;

  • Versátil

Comprar um tipo de decapante para cada superfície pode representar um grande gasto e reduz a rapidez do processo, pois será preciso conferir, a cada processo de decapagem, qual tipo de desincrustante utilizar (desincrustante é outra nomenclatura para os decapantes).

O decapante da Homy Química é altamente versátil e pode ser usado em diferentes tipos de superfície: aço galvanizado, alumínio, aço carbono e ligas metálicas diversas. Assim, um único produto poderá ser aplicado em diferentes máquinas e peças que compõem o pátio da indústria;

  • Máxima eficiência

É comum que a desincrustação de sujidades em máquinas e peças seja realizada antes ou depois dos processos industriais, por isso ela deve ser feita com rapidez e eficiência para que não haja riscos de contaminação cruzada ou perda de peças devido ao aparecimento de pontos de oxidação que, muitas vezes, se alastram rapidamente.

Os decapantes da Homy Química foram elaborados por especialistas para oferecer a maior eficiência quando na remoção de sujeiras, mesmo aquelas mais incrustadas, com apenas uma aplicação. Apenas em casos excepcionais é preciso repetir a operação.

Ademais, os decapantes removem resíduos mesmo antigos e, assim, evitam que eles reajam a outras substâncias e produtos químicos quando utilizados em diferentes processos industriais, o que reduz riscos operacionais e às pessoas que as realizam.

Tudo isso é resultado da fórmula presente nos decapantes da Homy Química: alcalinos, neutros e ácidos de altíssima qualidade adicionados sempre nas proporções corretas para apresentar alto desempenho nos processos de decapagem.

Por que primar por uma boa decapagem?

Como apontado, a decapagem é um processo tão importante quanto aqueles que dão origem aos produtos em si, pois máquinas e peças sujas podem contaminar ingredientes e componentes usados na fabricação de mercadorias, acarretando na perda da produção.

Outro ponto a ser salientado é que o acúmulo de sujidades, mesmo em áreas que não entram em contato direto com os produtos fabricados, pode prejudicar os processos levados adiante pela indústria, pois prejudica a funcionalidade dos equipamentos.

Isso significa que, ao remover sujeiras incrustadas, as máquinas e peças são beneficiadas, funcionam melhor, apresentam menos problemas, como super aquecimento, ruídos e excesso ou ausência de atrito. Tudo isso sem falar no problema da ferrugem.

Os decapantes da Homy Química são tão eficientes que removem a oxidação das peças, o que implica no prolongamento da sua vida útil, ou seja, peças limpas duram muito mais e funcionam melhor, é mais economia e eficiência nas rotinas industriais e de conservação de máquinas.

Por fim, é comum que as indústrias optem por adquirir máquinas já usadas para compor seu pátio, isso ocorre por diferentes motivos: escassez ou dificuldade em encontrar determinados equipamentos novos, redução de custos e demandas específicas impostas pela produção.

A decapagem pode e deve ser feita antes que estes equipamentos de segunda mão sejam incorporados aos processos industriais levados a cabo pela fábrica. Caso o vendedor não o tenha realizado antes da venda, é indispensável que o comprador o faça.

A Homy Química é referência na indústria e abastece este importante segmento apenas com produtos de qualidade e que realmente apresentem soluções que tornem os processos mais econômicos, modernos e fartos em qualidade.

Ultimas notícias

Categorias

Tem alguma dúvida?

Fale agora com nossa aquipe de consultores!