Entenda a importância da limpeza de peças, a utilização de produtos de qualidade e quais são os passos para preparar as superfícies para pintura!
A pintura de peças é um processo extremamente delicado e que exige muita experiência, além de produtos adequados e de altíssima qualidade. Assim, antes de fazê-la, é preciso preparar as superfícies para pintura – tudo isso inclui a limpeza das peças, assim como a remoção de tintas antigas.
Que tal aprender como preparar as superfícies para pintura e tornar a cobertura muito mais durável? Confira!
Quais informações sobre a pintura que você deve saber?
No geral, a opção por uma nova pintura acontece ao identificar algum defeito na peça, automóvel ou máquina que será recuperada – pequenos arranhões e manchas de ferrugem costumam ser os grandes vilões quando o assunto é a pintura automotiva.
Assim, para que se alcance realmente bons resultados, é preciso levar em consideração alguns aspectos como:
- Identificar com precisão a área que está danificada e/ou arranhada;
- Preparar as superfícies para pintura com os produtos corretos e
- Finalmente, aplicar a tinta da cor escolhida.
Ao se resumir em, pelo menos, sete etapas fundamentais – (1) identificar a cor correta, (2) encontrar quais as áreas precisarão de reparos, (3) proteger a pintura que está ao redor, (4) limpar a área, (5) utilizar uma base, (6) escolher a melhor tinta e (7) secar – destacamos as fases de limpeza, proteção e preparação como extremamente importantes para garantir um resultado excelente.
Além disso, para escolher bons removedores de tinta e que assegurem a preparação de peças para pintura, é preciso considerar os seguintes fatores:
- O tipo de superfície que irá receber o produto e
- Qual o substrato que será removido.
Ambas as informações são imprescindíveis para garantir que a remoção seja feita com eficácia e sem muito trabalho manual, afinal, nem todos os produtos removedores líquidos servem para determinado substrato.
Uma boa dica é, de fato, dar atenção para aquilo que está escrito na embalagem, assim, você evita comprar um removedor que não irá servir para o seu devido fim e consegue investir em um que realmente trará os resultados que você espera.
Em ambientes industriais, onde a eficiência e a precisão são fundamentais, a remoção de tinta antiga ou indesejada de equipamentos e componentes é uma tarefa comum, mas desafiadora. Os removedores de tinta líquidos emergem como uma solução robusta para esta necessidade. Formulados para agir efetivamente em superfícies variadas, como metal, concreto e outras comuns no setor industrial, esses removedores facilitam o descolamento e a eliminação da tinta. Sua aplicação pode ser adaptada a diferentes contextos de produção, seja através de pincelamento para áreas menores ou pulverização para coberturas mais amplas, garantindo assim versatilidade e adequação ao ambiente industrial.
Já o processo de imersão é especialmente útil para componentes menores ou com geometrias complexas. Nesse processo, as peças são completamente submersas em uma solução removedora, o que assegura uma remoção uniforme e profunda da tinta, inclusive em locais de difícil acesso manual. Este método se mostra altamente eficiente para limpeza de peças detalhadas ou com intrincados desenhos, comuns em maquinário e equipamentos industriais. A escolha entre removedores líquidos e imersão deve levar em conta fatores como o tipo de material, a configuração das peças e a escala do projeto. Em ambos os casos, estes métodos oferecem uma limpeza eficaz, economia de tempo e resultados que atendem aos padrões elevados do setor industrial.
Preparar as superfícies para pintura – um passo a passo
Preparar as superfícies para pintura é algo que exige muita paciência e atenção. Isso porque, se algo sair errado nessa fase, pode prejudicar tudo o que vem depois.
Outro detalhe importante é: caso você queira trocar a cor ou remover a tinta antiga, será necessário providenciar um removedor de tinta potente. Ou seja, antes de colocar a mão na massa – ou melhor, na tinta, é preciso garantir que a antiga foi completamente retirada.
Mas, afinal, como preparar as superfícies para pintura? Atenção, são muitos passos, por isso, você deve ter em mente que esse processo leva tempo. Veja:
- Utilize equipamentos de proteção, tais como máscaras, luvas e óculos, tudo isso garante a sua própria segurança, já que estamos lidando com materiais químicos muito fortes e que podem ser prejudiciais à saúde;
- Para aplicar o removedor é preciso ter muito cuidado, retire tudo o que for de plástico ou borracha, já que esse tipo de material pode ser danificado;
- Cubra as áreas em que você não quer retirar a tinta – isso pode ser feito com a ajuda de fita adesiva;
- Raspe a superfície com uma lixa, dessa forma, os removedores de tinta podem agir com maior eficiência;
- O produto pode ser espalhado com um pincel de cerdas macias, mas certifique-se de que ele está limpo;
- A área de aplicação deve ser coberta com a ajuda de sacos de lixo, eles evitam que haja a evaporação do produto, além de manterem os gases nocivos longe da superfície – essa fase dura entre quinze e vinte minutos;
- Chegou a hora de fazer a raspagem – uma espátula vai ajudar a tirar a tinta, que já se transformou em um material gelatinoso, coloque os resíduos em um dos sacos de lixo, agora você também já pode retirar os equipamentos de proteção;
- Depois de remover a tinta, enxágue a superfície com água fria e fresca, você pode fazer isso duas vezes e, em seguida, secar com panos limpos. Algumas áreas podem não ter conseguido fazer a remoção, por isso, a aplicação dos removedores de tintas podem precisar de nova aplicação.
- Para remover os excessos basta utilizar uma escova de aço em um mandril de furadeira ou em uma politriz – não se esqueça de proteger os olhos, já que o aço pode machucá-los;
- O processo de lixar deve garantir que se chegue até o metal e, quando isso acontecer, troca-se para uma lixadeira elétrica.
E por fim, utilize uma camada de primer, ele vai ajudar a preparar as superfícies para pintura. Pronto!
Como garantir que as pinturas durem muito mais
Ao obedecer às fases descritas acima, garante-se não só a adequação da superfície, mas o sucesso da pintura como um todo. Assim, é fato que algumas dicas podem ajudar a pintura a durar mais, mas sempre pensando em manter a qualidade. Por isso, ao preparar as superfícies para pintura, leve em conta:
- Na limpeza da área, principalmente ao usar as lixas, utilize uma flanela para limpar a superfície, já que o pó ali depositado pode fazer com que a pintura aparente não ser profissional;
- Na hora de preparar as superfícies para pintura, opte por fazê-la em um local arejado e aberto, justamente para evitar que a sujeira interfira no processo.
No site da homyquimica.com.br é possível encontrar produtos como o removedor de tinta Strip, um item importantíssimo para quem deseja preparar as superfícies para pintura de maneira adequada e segura.
Conheça um pouco mais sobre as características do Removedor de Tinta Strip
O Strip está entre os removedores de alta eficiência, já que é capaz de remover lacas, esmaltes sintéticos de secagem à estufa, pintura eletroforética e eletrostática, primers, PVC polimerizado, tintas a pó e tintas com acabamento automotivo.
Ele também é capaz de diminuir o descarte e aumentar a vida útil no processo de banho das peças. De base alcalina, o removedor Strip pode ser aplicado em superfícies plásticas, ferrosas e não ferrosas, tudo sem prejudicar a integridade dos materiais e pode ser adquirido em embalagens que variam de 20, 50 e 200 litros.
Gostou do conteúdo? No nosso blog você tem acesso a diversas outras matérias sobre esse e muitos outros temas que ajudam a agregar conhecimento nas áreas da indústria!