DESINCRUSTANTES PARA LIMPEZA PESADA, QUAL DEVO USAR?


Os desincrustantes são produtos especialmente desenvolvidos para higienização e remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas incrustradas em equipamentos, máquinas, ferramentas e superfícies diversas. Assim sendo, da mesma forma que há diferentes tipos de resíduos, há também diferentes tipos de desincrustantes para que seja possível removê-los com maior eficiência.

Isso significa que não existe um produto desincrustante para ser usado em toda e qualquer circunstância, mas, sim, o desincrustante ideal para cada demanda, o que implica na necessidade de escolhê-lo adequadamente, tendo em vista o processo de higienização a ser realizado e a substância a ser removida.

Neste artigo, vamos abordar os diferentes tipos de desincrustantes, suas principais utilizações, os benefícios de uma aplicação correta, quais cuidados o usuário deve tomar ao utilizar esse tipo de produto e, por fim, como a indústria química vem se adaptando para desenvolver produtos que atendam às demandas ambientais.

Continue conosco e descubra tudo que você precisa saber sobre os desincrustantes para limpeza pesada, boa leitura!

Tipos de desincrustantes:

Os tipos de desincrustantes se dividem, basicamente, em duas categorias: os ácidos e os alcalinos. Ambos possuem formulações diferenciadas, a fim de realizar a remoção de resíduos de naturezas distintas. Vale a pena conhecê-los mais de perto:

  • Desincrustantes ácidos

Possuem pH inferior a 7 (em uma escala que vai até 0) e são indicados para remoção de sujeiras inorgânicas pesadas, como terra, barro, fuligem, poeira e cimento, impregnadas em pisos e equipamentos industriais em geral. Dependendo do tempo e tipo de incrustação no local a diluição dos desincrustantes podem variar ou em algumas situações até utilizá-los puros. Por atenderem as necessidades industriais especiais, essa categoria de desincrustante é de uso exclusivamente profissional e não pode ser utilizada em ambientes domésticos.

Uma de suas vantagens da utilização de desincrustantes ácidos de boa qualidade, é a capacidade de retirar a incrustação sem causar danos à superfície e ao seu acabamento, como a pintura e demais revestimentos;

  • Desincrustantes alcalinos

Possuem pH superior a 7 (em uma escala que vai até 14) e são indicados para remoção de sujeiras orgânicas pesadas, como óleos, graxas e gorduras impregnados nas superfícies de pisos e equipamentos em geral. Sua diluição pode variar dependendo do tempo e tipo de incrustação a ser removida. Os desincrustantes alcalinos são amplamente utilizados por cozinhas industriais e fabricas em geral, uma vez que após as rotinas de trabalho, é comum que gorduras diversas “grudem” em superfícies como canos e máquinas, o que acaba por prejudicar seu funcionamento. Os desincrustantes alcalinos, por sua vez, são capazes de removê-las sem danificar as estruturas ou causar desgastes.

Assim como os desincrustantes ácidos, o uso dos desincrustantes alcalinos são de uso exclusivamente profissional e não podem ser utilizados em ambientes domésticos ou por pessoas sem o devido treinamento;

desincrustantes-para-limpeza-pesada-qual-devo-usar-2

Indicações de uso:

Os desincrustantes são indicados quando há necessidade de fazer limpezas pesadas em superfícies como balcões, chão, paredes, pias e superfícies metálicas.

Os desincrustantes ácidos, por exemplo, por removerem terra, areia, cimento e barro, são utilizados na limpeza de tubulações, tanques de armazenamento, evaporadores, trocadores de calor, condensadores e máquinas industriais, são também aplicados frequentemente por profissionais na limpeza pós-obra, em canteiros de construções e na limpeza de pisos. Nestes casos, para se obterem os melhores resultados na remoção das incrustações, é essencial retirar possíveis entulhos e poeiras da superfície, para então, aplicar o produto.

Outra utilização muito comum dos desincrustantes ácidos, é na limpeza pesada de caminhões e equipamentos agrícolas como tratores, colheitadeiras e transbordos. Nestes casos é importante priorizar o uso dos desincrustantes ácidos nas áreas com maior incidência de incrustações de terra, areia, cimento barro e outras sujidades inorgânicas.

Devido a sua composição, os desincrustantes ácidos normalmente não são indicados para a limpeza de superfícies de alumínio polido.

O desincrustante alcalino são constantemente utilizados em cozinhas profissionais e industrias em geral, na limpeza e remoção de gorduras, graxas e óleos de equipamentos mecânicos como, caldeiras, canos e outros componentes sem causar danos ou corrosão.

Normalmente são utilizados diluídos em água e aplicados manualmente ou com o auxílio de aplicador automático.

Assim como os desincrustantes ácidos, os alcalinos também são utilizados na limpeza automotiva e de equipamentos agrícolas, removendo resíduos de óleo e graxa dos motores e chassis. Normalmente são utilizados diluídos em água e aplicados manualmente ou com o auxílio de um pulverizador automático.

Benefícios:

Os benefícios em investir em bons tipos de desincrustantes podem ser sentidos no curto e no longo prazo:

  • De imediato, ao aplicar os desincrustantes para remoção das sujeiras incrustadas, é possível ter uma higienização efetiva das máquinas e equipamentos, o que evita processos de contaminação cruzada e proliferação de microrganismos, além do mau cheiro;
  • Apesar de sua capacidade de eliminar sujeiras pesadas, os desincrustantes mantêm intactas as superfícies e não retiram delas seu acabamento, tais como resina, pintura epóxi e tinta.
  • As máquinas e suas peças, quando limpas, trabalham com mais eficiência e sem sobrecarregar os sistemas internos. Desse modo, consegue-se reduzir gastos com manutenção, visto que a limpeza termina por preservar os equipamentos e aumentar a sua vida útil;
  • Esses tipos de desincrustantes são fáceis de aplicar e por aceitarem diluições elevadas em água, têm ótimo custo-benefício.

Segurança do usuário:

A segurança é item indispensável quando se fala da utilização de produtos químicos, por isso, é importante lembrar, por serem de uso profissional os desincrustantes alcalinos e ácidos que mostramos anteriormente, não devem ser utilizados em ambientes domésticos ou por pessoas sem treinamento adequado.

E para garantir uma maior tranquilidade durante o manuseio e aplicação dos desincrustantes alcalinos e ácidos na remoção de incrustações, é indispensável a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequado, já que eles conferem maior segurança aos profissionais durante a sua utilização.

Dentre os EPIs mais recomendados, destacamos as luvas, óculos de proteção, calças cumpridas e blusas de manga longa, a fim de evitar o contato do produto com a pele. Outra recomendação importante, é sempre manejar os produtos em ambiente arejado e com boa circulação de ar.

A questão ambiental:

Diferentemente dos antigos desincrustantes usados no meio industrial e profissional, atualmente, as indústrias químicas vem desenvolvendo tecnologias para a criação de produtos de alto desempenho sem prejudicar a saúde do trabalhador e do meio ambiente, por isso, o uso de produtos biodegradáveis são recomendados.

Além da escolha de bons produtos, é preciso ter consciência ao descartar os resíduos removidos nos processos de limpeza, especialmente quando há presença de graxas e demais óleos, pois toda a água utilizada no processo será escoada. Há de se considerar também o emprego de óleos não agressivos ao meio ambiente, para que seu descarte seja feito de forma segura, como aqueles não fabricados com petróleo.

Para mais informações relevantes sobre esses e outros tipos de produtos, fornecidas por quem tem mais de 40 anos de experiência, inscreva-se em nosso blog e receba conteúdos que agregarão mais conhecimento e know-how a você e ao seu negócio.