homy-quimica-blog-conteudo-manutancao-preventiva-e-manutencao-corretiva-02

Manutenção Preventiva x Manutenção Corretiva

Sabe a diferença entre as duas manutenções? Vem dar uma olhada no post para entender!

A segurança e a conservação das máquinas, equipamentos e estruturas industriais é muito importante. Por isso, descobrir a manutenção ideal para o bom funcionamento da sua indústria é indispensável. Enquanto a manutenção corretiva consiste na correção imediata de problemas que inviabilizam o bom funcionamento de máquinas e equipamentos, causando sérios prejuízos no processo produtivo, a manutenção preventiva, como o próprio nome diz, é uma prevenção que tem como objetivo a redução dos custos com possíveis reparos, durante a próxima colheita.

Manutenção Corretiva

Esse tipo de manutenção se resume na correção imediata de problemas que inviabilizam o bom funcionamento de máquinas e equipamentos, o que resulta em sérios prejuízos no processo produtivo. Dessa maneira, como ela não é programada é necessário substituir as peças e componentes danificados ou desgastados. Geralmente, a manutenção corretiva gera altíssimos custos para as indústrias, comprometendo o cumprimento de prazos e até mesmo o lucro do mês. Esse tipo de manutenção deve ser feito quando algum equipamento apresenta quebra ou falhas. Como ele não utiliza planejamentos, é necessário ter estoque de peças e disponibilidade de profissionais, uma vez que as falhas não são previstas.

Manutenção Preventiva

Prevenir é sempre uma boa estratégia, pois, assim, há uma facilidade de identificar os problemas, antes que seja tarde demais. A manutenção preventiva evita surpresas que não são bem-vindas, detectando e diagnosticando problemas antecipadamente. Assim, ela se resume em um conjunto de estratégias de monitoramento e controle que são sempre planejadas, sendo realizadas periodicamente com base em um cronograma.

Ao realizar a manutenção preventiva, os desgastes e danos ocorridos são muito menores, consequentemente, isso faz com que os custos das reposições de peças e componentes não comprometam o orçamento empresarial. Por outro lado, é importante frisar que a manutenção preventiva ocorre independentemente de danos apresentados, fazendo com que em alguns momentos a indústria tenha gastos sem necessidade imediata.

Para realizar as manutenções de maneira eficaz, a Homy Química tem diversos produtos para a limpeza das máquinas. No site http://www.homyquimica.com.br/linha/5/higiene-limpeza é possível ver todas as linhas dos produtos e descobrir o mais adequado para a sua indústria.

Não esqueça de baixar o e-book e ficar ainda mais por dentro desse assunto!