pavimentacao-capa

Pavimentação permeável: o que é?

As superfícies pavimentadas são tão onipresentes nas áreas urbanas hoje que a maioria de nós pensa pouco no impacto que elas possuem sobre a qualidade da água e a saúde do meio ambiente.

Mas aqui está a dura realidade: à medida que as áreas de terra no país são pavimentadas, uma maior quantidade de água da chuva acaba caindo em superfícies impermeáveis, como estacionamentos, calçadas e ruas, em vez de mergulhar no solo.

Isso cria um desequilíbrio no ecossistema natural e leva a uma série de problemas, incluindo erosão, inundações instantâneas e poluição de rios, lagos e águas costeiras. Isso porque, à medida que a água da chuva que passa por superfícies pavimentadas, ela vai contraindo diversos poluentes, como derrames de óleo e graxa, e fertilizantes químicos.

Mas então, o que fazer para solucionar este problema? É aí que entra a pavimentação permeável. Quer saber o que é e para que ela serve? Continue lendo conosco!

O que é pavimentação permeável?

Uma solução simples para evitar esses problemas é parar de construir superfícies impermeáveis ​​que bloqueiam a infiltração de água natural no solo. Contudo, isso não significa ter que abrir mão de estradas pavimentadas, calçadas e estacionamentos.

Em vez de construí-los com concreto ou asfalto convencional, mais e mais comunidades, municípios e empresas estão mudando para a pavimentação permeável, que utiliza  em sua base o concreto permeável, um material que oferece a durabilidade inerente e os baixos custos do ciclo de vida de um pavimento de concreto típico, mantendo o escoamento das águas pluviais e o reabastecimento dos sistemas de bacias hidrográficas locais.

Em vez de impedir a infiltração de água no solo, a pavimentação permeável auxilia o processo, capturando a água da chuva em uma rede e permitindo que ela escoe para o solo subjacente. Em muitos casos, estradas de concreto permeáveis ​​e estacionamentos podem dobrar de tamanho, eliminando-se a necessidade de construir estruturas de retenção de água, como lagoas de retenção e amarras de esgoto.

Quais os benefícios de utilizar a pavimentação permeável?

O concreto permeável, como falamos, oferece muitos benefícios ambientais. Além de permitir o fluxo de águas pluviais e evitar sua poluição, esse material reduz o calor atmosférico, ao permitir o resfriamento do pavimento ou parede.

Isso porque esse concreto usado na pavimentação permeável tem uma cor clara e uma estrutura de células que não absorvem calor do sol. Como elas não absorvem e armazenam calor, o concreto permeável também não irradia o calor de volta para a atmosfera, o que reduz o aquecimento no meio ambiente.

Além dos benefícios para o meio ambiente, o concreto permeável também proporciona as seguintes vantagens econômicas:

  • Baixo custo de instalação: o concreto permeável vem com baixos custos de instalação. Após a instalação de pavimentos deste concreto, não é necessário instalar drenos e tubagens subterrâneas. O custo de instalação deste concreto é muito menor do que o custo das calhas tradicionais e dos sistemas de captação e direcionamento de fluxo de água pluviais;
  • Aumenta as utilizações do terreno: como este concreto também administra as águas pluviais, você não precisa comprar terrenos adicionais para instalar grandes lençóis e outros sistemas de filtragem para reter as águas pluviais, tendo a sua disposição mais terreno para usos produtivos;
  • Baixo custo de manutenção: este concreto é um material sustentável e tem expectativa de vida semelhante ao concreto comum. A maioria das áreas de estacionamento, se construídas adequadamente, pode durar entre vinte e quarenta anos.

Em tempos em que a preocupação com a sustentabilidade das construções está em alta, recorrer à pavimentação permeável é uma ótima forma de atender à demanda do mercado e de garantir o menor impacto ao meio ambiente.

Gostou do nosso artigo? Assine nossa newsletter e receba todas as nossas dicas gratuitamente no seu e-mail!