(16) 3690-1000

Fale com a Homy

4 dicas para você otimizar o processo de limpeza industrial com detergentes industriais.

Homy Química
Homy Química
Compartilhe:
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram

4 dicas para você otimizar o processo de limpeza industrial com detergentes industriais.

Quando falamos em limpeza industrial é essencial levarmos em conta as particularidades e as complexidades de cada setor, tendo em vista uma higienização completa, com a remoção não apenas de resíduos e sujeiras, mas também bactérias e microrganismos, que podem estar presentes nos ambientes e equipamentos. Locais como cozinhas, pátios, linhas de montagem e até mesmo equipamentos precisam de constante higienização. 

Os detergentes industriais são ideais para limpeza e desinfecção de superfícies com maior eficiência.

Existem três tipos de detergentes para limpeza em geral: detergentes ácidos, neutros e alcalinos e, para se obter melhores resultados, é importante conhecer as especificações e características de cada um.

Detergentes ácidos:

Detergentes ácidos são aqueles que possuem um pH menor que 7, normalmente utilizados para limpeza pesada, agindo com eficiência contra sujeiras inorgânicas e de origem mineral, como ferrugem e cimentos.

Detergentes alcalinos:

Detergentes alcalinos possuem um pH maior que 7, muito eficientes na remoção de sujeiras orgânicas, como gorduras, óleos e graxas.

Detergentes Neutros:

Já os detergentes neutros possuem um pH próximo de 7, resultando em um equilíbrio entre a acidez e a alcalinidade. Devido a este equilíbrio, os detergentes neutros possuem uma grande versatilidade, podendo ser utilizados na limpeza de diversos tipos de superfícies sem agredi-las ou danificá-las.

Quer se aprofundar neste assunto? Confira o artigo: Qual a diferença entre detergentes alcalinos e detergentes ácidos?


A limpeza adequada dos ambientes e das instalações é fundamental para garantir a qualidade dos processos e a integridade dos produtos. Diante deste cenário, separamos 4 dicas para você otimizar o processo de limpeza industrial e alcançar a máxima eficiência com o uso de detergentes industriais.

1 – Invista em uma equipe treinada

A escolha dos profissionais e o treinamento da equipe são requisitos para se obter bons resultados, ocasionando na economia de recursos e evitando danos aos equipamentos provenientes do processo de limpeza.

2 – Crie uma rotina de limpeza

A falta de planejamento para a limpeza pode se tornar um grande problema dentro das indústrias. Não organizar estes processos pode acarretar em falhas na execução ou mesmo atrapalhar a rotina de produção.  

Por esta razão, é importante desenvolver um cronograma de limpeza, determinando os períodos e processos que deverão ser executados em cada ambiente, evitando assim a rupturas no processo produtivo.

3 – Utilize equipamentos corretos

Assim como é fundamental contar com uma equipe de limpeza bem treinada, a escolha dos equipamentos de limpeza também irá impactar diretamente nos resultados e na otimização de recursos e insumos. 

Carrinhos funcionais e maquinários adequados, além de trazer mais qualidade ao processo, economizam tempo e custos em cada etapa.

4 – Saiba escolher os produtos adequados

Não há dúvidas de que o ponto crucial para um processo de limpeza eficiente é a escolha adequada dos produtos utilizados, tanto em suas características, como, principalmente, em sua qualidade. 

Escolher produtos inadequados ao processo pode impactar diretamente no tempo gasto, na eficiência da higienização e no custo. 

Para evitar situações como esta, é sempre bom contar com conhecimento técnico sobre o produto e o processo que pretende executar.

Conheça a linha de detergentes desincrustantes Homy Química:

Os detergentes desincrustantes para limpeza e manutenção industrial são produtos especialmente desenvolvidos para a remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas incrustadas em máquinas, equipamentos, ferramentas e superfícies diversas.
Pensando na difícil remoção desses tipos de sujidade, a Homy Química desenvolveu uma solução completa de produtos com alta tecnologia, desempenho e segurança, ideais para as mais variadas situações.

Conheça a linha de detergentes industriais Homy Química, acesse: homyquimica.com.br

Dica extra: Colabore com o meio ambiente! 

Ao escolher o detergente industrial, procure optar por produtos biodegradáveis e por fornecedores que investem em tecnologias e processos visando à redução do impacto ambiental. 

Produtos biodegradáveis se decompõem naturalmente e em menor tempo que os demais, sendo reabsorvidos pela natureza, assim gerando menor impacto ambiental.